“O mundo dos adultos é muito sem graça”

Cláudio Martins prefere o mundo das crianças - Foto: Cláudio Martins / Divulgação

24/11/2011 – 20:58h

Cláudio Francisco Martins Teixeira, o famoso Cláudio Martins, autor de 45 livros infantis, é mineiro, de Juiz de Fora. Mas ele não só inventa e escreve suas histórias… Também cria os personagens e desenha um por um, página por página de seus livros e de outros autores.

Sua obra é criativa e bem-humorada. Ele ilustrou aproximadamente 300 livros entre infantis e didáticos, além de 1000 capas para várias editoras nacionais.

Mas seu trabalho não começou assim.

Cláudio Martins conta que, primeiro, estudou desenho industrial e durante muitos anos trabalhou em projetos de tecnologia, meio ambiente e cultura, além de rodar por jornais e revistas.

“Mas o mundo dos adultos é muito sem graça, imaginação, sem fantasia” _ afirma o autor.

Ao constatar isto, ele decidiu mudar sua trajetória profissional. “Um dia, resolvi cair de sola, de cara e coração na literatura infantil. Desenhei uma porção de histórias, uma montoeira de personagens, tudo o mais alegre e divertido que pude. Ganhei prêmios internacionais, nacionais e até alguns municipais, o que me divertiu mais ainda” _ explica Cláudio Martins.

Aos 63 anos de idade, ele é um autor consagrado e sua obra reconhecida em Minas, no Brasil e no exterior. Já participou de feiras de livros na Catalunha, Frankfurt, Bolonha, Gotemburgo, Quito, Bratislava, entre outros, e conquistou prêmios importantes:

Selecionado para o Prêmio Catalunha de Ilustração – Espanha

Participação na Lista de Honra do IBBY (Internacional Board on Books for Young Peoples), Suíça, que a cada dois anos seleciona, dentre todos os seus países membros, os cem melhores ilustradores, tradutores e autores

Prêmio “Octogone” – Literatura de Transgressão – França

1991 – Prêmio Jabuti – Ilustração – Câmara Brasileira do Livro

1992 – Prêmio Jabuti – Ilustração – Câmara Brasileira do Livro

Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte)

Prêmio Autor Revelação e

Prêmio Melhor Livro para Crianças: “Eu e Minha Luneta” – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

Prêmio Adolfo Aizem – Ilustração – União Brasileira de Escritores

O site de Cláudio Martins é http://www.claudiomartins.com.br

“Ser criança é muito mais do que um estado de espírito; é um estado de inteligência” – Cláudio Martins