Uma manhã para brincar com Hikôki

9/11/2011 – 10:15h

A foto mostra desenho dos personagens Hikôki e Ana Laura feito por aluno do Algodão Doce Crédito: Eliana

No dia 27 de outubro, estive na Escola Infantil Algodão Doce, Rua Maranhão 181, em Belo Horizonte, para um encontro com três turmas: maternal 3, primeiro e segundo períodos.  O motivo: falar sobre “Hikôki e a mensageira do Sol” que escrevi pelo desejo de também poder contribuir para a formação das crianças.

A professora Daniele Falcão já tinha contado a história para sua turminha do maternal e, como o interesse pelo livro foi grande, então, fui convidada para explicar como a história foi criada e mais: como um livro é produzido. Deste encontro ainda participaram as professoras das outras turmas, a Luana Figueiredo e Simone Torres.

Achei que seria difícil explicar para crianças tão pequenas sobre as etapas de produção literária… Que nada! Os alunos se mostraram muito à vontade, quando falei sobre texto escrito no computador, ilustração, impressão, capa etc… E pediram o que mais queriam: que eu contasse a história novamente para eles.

Narrei as aventuras de “Hikôki e a mensageira do Sol” e eles ouviram, sorriram, brincaram e me encantaram. No final, ainda me presentearam com desenhos que fizeram dos trechos da história que mais gostaram. A grande maioria desenhou o pássaro Hikôki voando com a personagem Ana Laura acima da Terra… Eles gostam mesmo é de aventura.