“Abrapalavra” e a literatura infantil

25/2/2013 – 18:52h

“Queremos associar a descoberta da literatura a uma experiência estética e lúdica que passe a fazer parte da vida das crianças e professores. Na leitura de bons livros sempre haverá a possibilidade de uma festa: dos sentidos, da convivência com os personagens, das infinitas possibilidades e descobertas que os livros nos oferecem”, diz Rosana Mont’Alverne, editora responsável pelo seminário “Abrapalavra”.

Até quarta-feira, dia 28, as inscrições para o seminário de literatura infantil “Abrapalavra” estarão abertas e poderão ser feitas pelo email aletria@aletria.com.br ou pelo telefone (31) 3296-7903. A data de realização é sábado, 2 de março, em Belo Horizonte, no auditório PUC Minas Barreiro,  Av. Afonso Vaz de Melo, 1.200, Barreiro de Baixo.

Hoje, o blog publica a programação do seminário, que pretende reunir educadores e profissionais de literatura infantil.

9h: Abertura

9h15 – Palestra de abertura – “Políticas públicas do livro e da leitura no Brasil”

Maria Antonieta Cunha (Fundação Biblioteca Nacional-FBN) – Diretora do Livro, Leitura e Literatura, órgão responsável pelas políticas públicas do Ministério da Cultura para esta área e que integra a estrutura da Fundação Biblioteca Nacional. Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela já foi Secretária Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Considerada uma das mais conceituadas especialistas em leitura do país, ela está à frente do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).

10h – Cofee Break

10h30 – Mesa – “O contador de histórias na escola” – Com Celso Sisto (RS) e Sandra Lane (MG). Mediação: Rosana Mont’Alverne (MG)

Celso Sisto (RS) – Escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela UFRJ, Mestre em Literatura Brasileira pela UFSC, Doutor em Teoria da Literatura pela PUC-RS e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país. Tem mais de 60 livros publicados para crianças e jovens e já recebeu vários prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles, os prêmios de autor e Ilustrador revelação em 1994 e 1999, respectivamente – ambos concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e dois prêmios Açorianos. Também é professor na PUC-RS e na Faculdades Integradas de Taquara (RS).

Sandra Lane (MG) – Especialista em Arte-educação da Palavra Oral à Escrita, Gestão Cultural e Alfabetização. Pesquisadora da Cultura Popular, Escritora, Atriz, Vice Presidente da ONG Escultórias, Educadora da Rede Municipal de Belo Horizonte, Membro da RIC- Rede Internacional de Cuentacuentos. Entre outros prêmios, recebeu por suas Atividades Sociais e Como Contadora de Histórias, o Grande Colar do Mérito Legislativo-Conferido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte/MG ; Prêmio BH Em Defesa da Vida – Conferido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte /MG ; 1º Lugar na Categoria de Contação de Histórias da Tradição Oral-Promoção Secretária Municipal da Cultura e Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte/MG e em 2009 foi finalista do IX Prêmio Arte na Escola Cidadã.

12h – Intervalo

14h – Palestra – “Poesia: com açúcar e com afeto – para pequenos, médios e grandes”

Neusa Sorrenti (MG) – Bacharel em Letras e em Ciência da Informação pela UFMG; pós-graduada em Literatura Infantil e Juvenil e mestra em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC/Minas; autora de 30 livros para crianças e jovens e do teórico A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades (pela Autêntica Editora). Também é professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Graduação (PUC/Minas) e Pós-graduação (UNIPAC/Betim); além de Palestrante nas áreas da Leitura e da Literatura a convite de Secretarias de Educação, PROLER, Salões e Feiras do Livro, Instituições de Ensino e Conexa Eventos.

15h00 – Cofee Break

15h30 – Mesa – “Letramento literário: da teoria à prática” – Com Rildo Cossson (FaE/UFMG) e Zélia Versiani (FaE/UFMG) – Mediação: Flávia Alcântara (FaE/UFMG)

Debatedores:

Rildo Cosson (FAE/UFMG) – Doutor em Letras pela UFRS e Pós-doutor em Educação pela UFMG. Foi professor das Universidades Federais do Acre, Pelotas e Minas Gerais atuando na graduação e pós-graduação em Letras e Educação. É autor de 5 livros, entre eles Letramento literário: teoria e prática (2006). Tem organizado livros, publicado artigos e participado em congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG.

Zélia Versiani (FAE/UFMG) – Maria Zélia Versiani Machado é professora da área das linguagens da FaE/UFMG. Integra o Grupo de Pesquisas do Letramento Literário, no qual coordena subprojeto sobre gêneros da literatura infantil e juvenil. Atualmente dirige o CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – órgão complementar da Faculdade de Educação da UFMG. Publicou vários textos e organizou livros sobre a leitura literária para crianças e jovens no Brasil. Integra o comitê editorial da Educação em Revista, do Programa de Pós-graduação da FaE/UFMG.