BH debate literatura infantil

21/2/2013 – 20:16h

Evento para educadores terá palestras e mesas-redondas com nomes como Celso Sisto, Maria Antonieta Cunha, Neusa Sorrenti e Rildo Cosson

Maria Antonieta Cunha, nome consagrado na literatura infantojuvenil, vai falar sobre as políticas públicas para o livro

A literatura infantil vai ter um dia especial em Belo Horizonte com o seminário “Abrapalavra” que a Editora Aletria vai realizar no dia 2 de março, de 9h às 17h, no auditório da PUC Minas do Barreiro. O evento é gratuito e aberto ao público, uma grande oportunidade para educadores, escritores, editores e outros interessados debaterem sobre a arte de escrever para crianças. O seminário vem pontuar outra promoção da Aletria, que está em curso desde setembro do ano passado, o projeto “Festa no Céu”, que já levou a 10 escolas e mais de mil alunos da região do Barreiro uma extensa programação com atividades de arte-educação com o propósito de formar novos leitores.

As palestras programadas para o seminário abordam, por exemplo, sobre “Políticas públicas do livro e da leitura no Brasil”, com Maria Antonieta Cunha, da Fundação Biblioteca Nacional, e “Poesia: com açúcar e com afeto – para pequenos, médios e grandes”, com Neusa Sorrenti, mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas e autora de 30 livros para crianças e jovens.

O seminário contará também com as mesas-redondas “O Contador de Histórias nas Escolas”, com os debatedores Celso Sisto e Sandra Lane, ambos premiados escritores infantis, e “Letramento literário: da teoria à prática”, com Rildo Cosson, pós-doutor em Educação pela UFMG, e Zélia Versiani, professora de linguagens da FAE/UFMG.

Os participantes poderão conferir ainda, no hall de entrada do auditório, a feira de livros do Clube das Editoras Mineiras (CEM) e as exposições Dobraduras e Literaturas e Histórias com Objetos, Trecos e Cacarecos, ambas com trabalhos das oficinas infantis ministradas durante o projeto “Festa no Céu”. As inscrições para o “Abrapalavra” são gratuitas e podem ser feitas pelo email aletria@aletria.com.br ou pelo telefone (31) 3296-7903, até o dia 28 de fevereiro.