Por onde passa a biblioteca móvel

24/2/2013 – 22:38h

Para começar a semana, o blog avisa: a partir de amanhã, dia 26 de fevereiro, o serviço de extensão Carro-Biblioteca atenderá ao bairro Nova Pampulha. O ponto de parada será o estacionamento da Igreja Católica Imaculada Conceição (Avenida A, nº 300) entre 9h30 e 12h30, em terças-feiras alternadas.
Confira a escala de atendimento do Carro-Biblioteca no bairro Nova Pampulha em 2013: 26/02; 12 e 26/03; 9 e 23/04; 7 e 21/05; 4 e 18/06; 2, 16 e 30/07; 13 e 27/08; 10 e 24/09; 8 e 22/10; 5 e 19/11; 3 e 17/12.

O serviço

Para quem não conhece, o Carro Biblioteca é uma biblioteca itinerante, adaptada em um caminhão baú, que tem como objetivos levar informação e cultura aos bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte que não possuem bibliotecas ou equipamentos culturais e valorizar a leitura como direito do cidadão. A biblioteca móvel permite o acondicionamento de um acervo aproximado de 3.500 livros, dos mais variados assuntos, entre auto-ajuda, religião, filosofia, biografias, enciclopédias, dicionários, periódicos (jornais e revistas), entre outros, com ênfase em obras de literatura para adultos, jovens e crianças.
O Carro-Biblioteca oferece as seguintes formas de atendimento: empréstimo domiciliar (3 livros e 2 revistas por um período de 14 dias); auxílio à pesquisa (orientação quanto ao uso de enciclopédias, dicionários, almanaques e obras informativas); consulta local ao acervo (livros, jornais, revistas, enciclopédias).

Bairros atendidos

O Carro Biblioteca atende de segunda a sexta-feira a seis bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte:

– Segunda-feira: Capitão Eduardo (Praça Rosa Mística, 13 – em frente à Igreja Católica)
– Terça-feira (alternada): Diamante (Rua Maria Marcolina de Sousa, 40 – em frente ao Centro de Saúde) e Nova Pampulha (estacionamento da Igreja Católica Imaculada Conceição – Avenida A, nº 300)
– Quarta-feira: Vale do Jatobá (Av. Perimetral Dois – em frente ao Centro Esportivo) – novo ponto de parada
– Quinta-feira: Conjunto Ribeiro de Abreu (R. Serra dos Órgãos, esquina com R. Serra do Cipó – próximo ao Centro de Saúde)
– Sexta-feira: Minas Caixa (R. Walfrido Teixeira Simões, 200 – em frente à E.E. Cel. Manoel Soares do Couto).

Este serviço permanece em cada bairro por um período máximo de cinco anos. O acervo do Carro-Biblioteca é de uso exclusivo dos leitores cadastrados nos bairros atendidos pelo serviço. Para se tornar um leitor do Carro Biblioteca é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de endereço recente. Os leitores menores de 16 anos devem se inscrever acompanhados pelos responsáveis ou apresentar autorização destes por escrito.