Prêmio para a argentina Isol

Marisol Misenta vai receber o mais rico prêmio da categoria - Foto: Internet

30/3/2013 – 21:04h

A ilustradora, cartunista, designer, escritora, compositora e cantora argentina Isol (nome artístico de Marisol Misenta) venceu o cobiçado prêmio sueco de literatura infantil “Astrid Lindgren Memorial” de 2013. O prêmio é concedido todo ano pelo governo sueco e garante ao vencedor cerca de US$ 750 mil.

A argentina foi escolhida por um júri de 12 experts internacionais em literatura infantil, que elogiou a sua criação de “livros feitos pelo olhar da criança”. O prêmio honrou o conjunto de sua obra, desde “Vida de Perros”, de 1997, ao mais recente “El Globo”. Isol escreveu e ilustrou 10 livros próprios, além de vários livros de outros escritores. O júri destacou ainda sua capacidade de expor os absurdos do mundo adulto para as crianças.

Em 2002, a Suécia criou este prêmio para homenagear autores infantis como uma referência à escritora sueca de literatura infantil mais respeitada no país: Astrid Lindgren, falecida em 2002, ano de criação da láurea. Os livros de Lindgren foram traduzidos em 85 idiomas e circulam em 100 países, inclusive o Brasil, onde se pode encontrar alguns títulos com o selo da Companhia das Letrinhas: “Pippi Meia Longa” (2001), “Pippi a bordo” (2002) e “Pippi nos mares do Sul” (2003).