Histórias contadas em Ouro Preto

A escritora Adélia Prado e o editor Alexandre Machado durante o Fórum das Letrinhas

31/5/2013 – 22:51h

Neste sábado, o Fórum das Letrinhas 2013 chega ao fim. Em sua nona edição, o evento trilhou por uma programação rica e, mais uma vez, presenteou o leitor com o que há de melhor na literatura infantil. Além disso, brindou  alunos de Ouro Preto _ cidade onde o Fórum é realizado _ Mariana e região com uma seleção de livros infantis, alguns deles, apresentados nas escolas pelos próprios autores.

O destaque foi para a homenageada deste ano, Adélia Prado, e seu livro infantil “Carmela vai à escola”. No dia da apresentação da escritora, cuja participação foi conduzida pelo editor e diretor da Miguilim, Alexandre Machado, aproximadamente 250 crianças estiveram presentes e fizeram muitas perguntas para Adélia Prado.

Curiosidade da criança é grande, sabemos, por isso “elas queriam saber detalhes a respeito do livro” _ conta Alexandre: quanto tempo demorou para escrever, o que precisa para publicar um livro, quem fez as ilustrações etc, além de outras indagações sobre a vida pessoal da escritora e poetisa, que respondeu a todas as perguntas.

“Adélia Prado foi um presente”, afirmou Alexandre no encerramento deste Encontro com a Autora, que foi no dia 29 de maio. “Ela é muito mineira assim como eu”, concluiu.

A escritora, por sua vez, resumiu a homenagem do Fórum das Letrinhas da seguinte forma: “Ser homenageado é ouvir uma ficção de si mesmo, as pessoas criam um perfil de você em que você não se reconhece”.

Abaixo, apresentamos a relação dos livros e autores selecionados para o evento deste ano. As histórias que encantaram quase 2 mil crianças desta rica terra de Minas, que é histórica e culturalmente muito especial:

A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga

A menina da fita – Ana Gabriela Souza Lemos

A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel – Fábio Sombra

Carmela vai à escola – Adélia Prado

Clássificados Poéticos – Roseana Murray

Conto com você – Cora Coralina e vários autores

Conversa de Corpo – Priscila Freire

Entre encontros e encantos – Antônio Torres

Filosofia brincante – Marcia Tiburi

Histórias tão pequenas de nós dois – João Marcos

Mensagem para você – Ana Maria Machado

Meu pai é uma figura – Autora: Rosana Mont`Alverne – Ilustrador: Maurizio Manzo

O pingo d’água – Eliana Sant’Anna

Saga de um Mundo Despedaçado “Continente Perdido – Ricardo Maciel dos Anjos

Uma Viagem ao Mundo de Cordel – Fábio Sombra