Notícias do setor

7/5/2013 – 19:38h

Desafios do livro digital

Hoje, dia 8, às 14:00h, na Câmara dos Deputados, em Brasília, acontece o  seminário sobre os desafios do livro digital no Brasil. Participam do evento: do evento José Castilho Marques Neto, do PNLL; Renato Lessa, da Biblioteca Nacional; Karine Pansa, da CBL, Sergio Herz, da Livraria Cultura; Alex Szapiro, da Amazon Brasil.

“Queremos fazer um debate  bem fundamentado com intuito de colher sugestões para meu parecer ao Projeto de Lei nº 4534/12, que altera a Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, que institui a Política Nacional do Livro”, disse em nota a deputada Fátima Bezerra, relatora na Comissão de Cultura da Câmara e uma das organizadoras do seminário.

O encontro de duas lideranças

Karine Pansa, a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade representativa de todo o mercado editorial, esteve no Rio de Janeiro ontem para um encontro com o novo presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Renato Lessa.

Durante a reunião foram discutidos assuntos relativos à nova gestão da FBN, o papel da CBL e a participação na Feira do Livro de Frankfurt 2013, maior evento do gênero no mundo, no qual o Brasil será o país tema. A expectativa para o evento é muito positiva: o Brasil será representado por 70 de nossos melhores escritores. O conjunto das obras expressa a grande pluralidade e diversidade literário-cultural do País. O evento representa um passo importante para a internacionalização de nossos livros, aumento da venda de direitos autorais e promoção de nossa cultura e literatura pois Frankfurt será uma cidade brasileira em outubro.

“Creio que o Brasil esteja no caminho certo no sentido de ampliar o hábito de leitura com medidas eficazes, como o Vale Cultura, iniciativa importante do Ministério da Cultura. Como entidade representativa do mercado editorial, a CBL é muito empenhada nessa meta, realizando a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti e apoiando a realização de feiras de livros em todo o País, contribuindo para que os livros cheguem a um número cada vez maior de brasileiros”, declarou a presidente da CBL.

Devoradores de Livros

Vamos incentivar o hábito de leitura para os nossos pequenos. Pensando em unir o desejo por tecnologia das nossas crianças e o desejo dos pais por desenvolver o gosto pela leitura, apresentamos foi lançado o site Devoradores de Livros em http://www.devoradoresdelivros.com.br/. Neste espaço, após ler um livro bem bacana, a criança pode responder a um jogo de perguntas e respostas sobre o livrinho que ela leu e ganhar pontos e moedinhas. Ainda melhor: estas moedinhas podem ser trocadas por mascotes virtuais e seus acessórios.