Em julho, a vez da Flipinha

27/6/2013 – 20:15h

A Festa Literária Internacional de Paraty, em seu projeto dirigido para as crianças e conhecido como Flipinha, já distribuiu 2 mil livros infantis para escolas e bibliotecas da cidade para preparar os estudantes para o contato com os autores convidados para o evento e suas obras, de 3 a 7 de julho, no Rio de Janeiro.

Marca registrada da Flipinha, os pés de livros, já difundiram 5 mil histórias infantis - Foto: Divulgação

Todos os anos, a Casa Azul, instituição que promove a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip e Flipinha), realiza doação de livros infantis para as escolas e bibliotecas da cidade. Este ano, algumas mudanças foram elaboradas para intensificar ainda mais a relação dos alunos com a literatura.

Até o ano passado os livros eram escolhidos pela equipe da Flipinha e doados pelas editoras parceiras. Chegando em Paraty eram entregues para as escolas, que os mantinham em seu acervo, disponibilizando-os para os alunos. A dificuldade é que, desse modo, as crianças não podiam mergulhar na obra em outros momentos de seu dia, em casa, com suas famílias, por exemplo.

Pensando nisso a Operação Flipinha deste ano foi realizada de forma diferente: para envolver os professores, foi solicitado a eles que fizessem um pequeno projeto mostrando qual livro gostariam de trabalhar com seus alunos. Na etapa final, a Casa Azul fez o pedido dos livros solicitados – todos de autores convidados da Flipinha 2013 – e doou quase 2 mil livros diretamente para as crianças.

O objetivo é que, dessa maneira, os alunos sejam capazes de criar uma intimidade ainda maior com as obras literárias. Poderão consultar as histórias quantas vezes quiserem, de forma que a ação de fato contribuirá para o incentivo à leitura e para uma participação mais integrada das crianças durante a Flipinha, que acontecerá na cidade de 3 a 7 de julho.

Alguns dos autores e ilustradores, dedicados à literatura infantil, que foram convidados para a Flipinha 2013: André Neves, Bia Hetzel, Cris Eich, Jean-Claude Alphen, Karen Acioly, Luiz Raul Machado, Mariana Massarani, Meton Joffily, Mirna Pinsky, Ninfa Parreiras, Olívio Jekupé, Regina Machado, Sônia Rosa, entre outros.