3ª Jornada Literária da Rede Municipal

28/8/2013 – 19:40h

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebe até esta sexta-feira, dia 30, inscrições para a 3ª Jornada Literária da Rede Municipal de Educação. Nesta edição o tema é “Histórias de Famílias”. Podem participar as escolas que desejam produzir um livro com textos literários de estudantes do 3º ciclo, em Língua Portuguesa e Língua Inglesa (categorias 1 e 2, respectivamente), relato individual de prática pedagógica com a oficina “Histórias de Famílias” do professor de Língua Portuguesa, Arte ou Língua Inglesa (categoria 3) e relato individual de participação na 3ª Jornada Literária do profissional que atua na biblioteca: bibliotecário, auxiliar de biblioteca ou professor em readaptação funcional.
A 3ª Jornada Literária busca desenvolver as capacidades de escrita e leitura contidas nas proposições curriculares da Rede Municipal de Educação. Valoriza o letramento literário como importante instrumento de aprendizagem e ensino nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, explorando os gêneros textuais contos, poemas e imagens para o desenvolvimento da temática “Histórias de Família”. Os autores dos textos e ilustrações são os estudantes.
Haverá duas fases, a escolar e a municipal. Na fase escolar, que ocorre até outubro deste ano, os professores desenvolverão oficinas sobre o tema da 3ª Jornada para que os estudantes produzam os textos e livros. A municipal compreende o envio do(s) livro(s) para a Smed até o dia 18 de novembro. Os livros serão selecionados por uma comissão. As cinco melhores obras da categoria 1 e 2 e as três melhores obras das categorias 3 e 4 receberão certificado de participação.

O projeto

A Jornada Literária é uma ação educativa, integrante do projeto 3º Ciclo – Sujeitos e Práticas, que tem como objetivo final a produção de um livro literário. A obra se caracteriza pelo trabalho coletivo e as atividades são planejadas e debatidas nos laboratórios de aprendizagem de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Arte. Em 2011, em sua primeira edição, as escolas do 3º ciclo produziram 59 livros com o tema “Histórias de Ruas”. Em 2012, com a temática “Sons, Cores, Imagens e Sabores: Áfricas no Brasil”,foram produzidos 57 livros.
Todas as ações são pensadas, planejadas e desenvolvidas por meio de dinâmicas que buscam a ampliação dos conhecimentos linguísticos dos estudantes do 3º ciclo. Essas ações favorecem a aprendizagem, buscando o diálogo entre as intervenções pedagógicas dos professores e dos profissionais da biblioteca.