Fim de semana no Salão do Livro

15/8/2013 – 20:20h

O livro infantil exclusivamente com imagens ainda gera polêmica principalmente entre os educadores.  Artístico e intrigante, entretanto, a modalidade encanta as crianças. Curiosas e fantasiosas, elas são capazes de criar histórias fantásticas em cima das ilustrações que visualizam. Saber conduzir estas crianças na “leitura” do livro-imagem é um desafio presente no 2° Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, que nos dias 16 e 17/8 tem a participação de André Neves e Maurizio Manzo, dois ilustradores muito respeitados no mercado editorial, em várias atividades.

No sábado, dia 17, às 14:30h, na Arena Mundo da Bonequinha Preta, o Salão vai receber Pedro Bandeira, o autor de literatura juvenil mais procurado no Brasil e, na categoria, o mais famoso no mundo: até o ano passado, ele somava 80 títulos publicados e mais de 23 milhões de exemplares vendidos. O escritor vai participar de um bate-papo descontraído e educativo com crianças, jovens e adultos. Ao final, fará uma sessão de autógrafos dedicada aos seus fãs. Ele é o autor da série “Os Karas 2”, “O fantástico mistério de Feiurinha”, “A marca de uma lágrima” entre outros.

Lançamentos

Ainda no sábado, a Editora Miguilim (ligada ao grupo de distribuidoras Fimac e Boa Viagem com as quais divide o estande durante o Salão) promove vários lançamentos. Desde que o grupo adquiriu a Miguilim, uma das mais tradicionais editoras de livros infantis de Minas, há aproximadamente quatro anos, Alexandre Machado vem comandando a editora, inclusive como editor. A Miguilim passou por uma renovação e certamente já conquistou o mercado c om seus livros artisticamente produzidos.

Quem visitar o Salão do Livro, neste fim de semana, vai constatar isso ao participar das atividades de lançamentos da Miguilim: sábado, às 16:30, no auditório Sylvia Orthof, Alexandre Machado programou um show com o Coral Infantil para apresentação do livro da maestrina Kênia Chantal, “Violino para os pequeninos”.  À noite, às 19:00h, na Arena Mundo da Bonequinha Preta, mais lançamentos da Miguilim: “Lua no Varal” e “Isca de pássaros é peixe na gaiola”, de Antônio Barreto, um autor que neste Salão está comemorando 30 anos dedicados à literatura infantil.

No domingo, dia 18/8, às 11:00h, na Arena Mundo da Bonequinha Preta, será a vez de lançar o meu segundo livro pela Editora Miguilim: “O abraço das cores”, que foi ilustrado por Nelson Tunes. O grupo Passos do Teatro, em sua maior parte formado por ex-alunos do Net (Núcleo de Estudos de Teatro), com sonoplastia do Babu Xavier (da Trupe Maria Farinha), vai encenar a história de “O abraço das cores”. À tarde, às 17:00h, também na Arena da Bonequinha Preta, será o momento da Miguilim apresentar “Lição das horas”, de Angela Leite, ilustrado por Luiza Pessoa.