“Lição das horas” será lançado em BH

29/8/2013 – 19:18h

A escritora e jornalista Angela Leite de Souza e a editora Miguilim lançam em Belo Horizonte a nova edição do livro “Lição das horas”, com projeto gráfico e ilustrações de Luiza Pessoa. O lançamento acontece no dia 31 de agosto, sábado, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, às 10h, com entrada franca. Durante o evento, haverá esquete poético-musical dirigida por Érica Lima.

Angela Leite é autora de uma série de hacais, cujo ponto de partida é o tempo

“Lição das horas” teve a primeira edição lançada em 1990 e reúne uma série de hacais, cujo ponto de partida é o tempo. No mesmo ano, ganhou o “Selo Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Apesar de sempre ter tido uma escrita sintética, a experiência de Angela Leite de Souza com o gênero poético de origem japonesa só aconteceu no final da década de 1980.

O projeto gráfico original, também assinado por Luiza Pessoa, trazia os hacais impressos em folhas soltas, organizadas numa caixa. Na edição de 2013, o livro foi encadernado com capa dura e traz maior número de ilustrações.

A autora

Nascida em Belo Horizonte, onde reside, Angela Leite de Souza morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde se formou em comunicação pela PUC-Rio. Exerceu o jornalismo em alguns órgãos da imprensa, mas, a partir da publicação do livro “Amoras com açúcar”, em 1982, passou a se dedicar à literatura. Tem mais de cinquenta títulos publicados, sobretudo no gênero infantojuvenil. É também ilustradora, tendo participado de exposições dentro e fora do país. Obteve diversos prêmios nacionais, entre eles o “Casa de las Américas”, de Cuba, pelo livro “Estas muitas Minas”, da Editora Record, em 1997.

Editora Miguilim

Com mais de 30 anos no mercado literário nacional, a Editora Miguilim foi pioneira na publicação de livros para jovens e crianças no Brasil e reuniu educadores como Antonieta Cunha, Bartolomeu Campos de Queirós e Terezinha Alvarenga. Lançamentos e reedições seguem a tradição da editora em apresentar projetos gráficos bem cuidados, valorizando a diversidade de temas e o trabalho de escritores e ilustradores mineiros. Entre os prêmios que recebeu, destaque para o Jabuti de literatura infantil e o João de Barro nacional.