Festa Literária de Uberaba

11/9/2013 – 22:47h

Começou a 3ª edição do principal evento de literário da cidade com programação gratuita e exposição ‘Mônica 50 anos’.

Até o dia 14 de setembro, acontece a Festa Literária de Uberaba (FLU), com o intuito de resgatar e estimular o prazer pela leitura, celebrar a literatura e aproximar o público dos autores e livros de maneira lúdica e festiva. A FLU, segundo os seus organizadores, é uma festa democrática, pois sempre traz convidados que possam atingir o maior público possível: crianças, jovens, adultos e idosos, além de todas suas atividades serem oferecidas gratuitamente e sem nenhuma forma de restrição. Dessa maneira, vem premiando visitantes com um momento que integra lazer, cultura e diversão.

Escritores convidados

São 10 escritores convidados, de renome nacional e internacional. Todos eles participam de bate-papos e ministram oficinas gratuitas: José Eduardo Agualusa, Breno Lerner, Rosana Rios, Alessandra Pontes Roscoe, Luiz Antonio Aguiar, Roseana Murray, Guga Murray, Leo Cunha, Anna Claudia Ramos e Mauricio de Sousa. Uma das palestras de amanhã,  dia 13, às 15:30h, será a de Ana Claudia Ramos que vai explicar para o público o processo de “nascimento” de um livro.

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, estará em Uberaba pela primeira vez e é um dos convidados mais aguardados do evento literário. Ele encerra a festa, no dia 14, com um bate-papo com o público, sessão de autógrafos e fotos com seus personagens, no Teatro Sesi. Para esta atividade, é preciso retirar o ingresso na secretaria do teatro no dia anterior, das 8h às 17h, e no dia 14, a partir das 13h, na bilheteria do teatro.

Serão autografados somente os livros da Turma da Mônica e da Turma da Mônica Jovem, Editora Melhoramentos, comprados no dia do evento no estande da Alternativa Cultural. Disponibilidade de 150 senhas, a serem retiradas no ato da compra, sendo permitida uma senha por pessoa.

A programação com a presença do cartunista não para por aí. Até do dia 15, tem a exposição “Mônica 50 anos” na galeria do teatro. A mostra retrata de forma lúdica o cinquentenário da personagem Mônica criada há exatos 50 anos. Por meio de painéis, os visitantes vão conhecer, década a década, a história da baixinha dentuça mais famosa dos quadrinhos nacionais. Desde 1963, ano de sua primeira aparição, Mônica conquistou o Brasil e foi destaque internacional no mundo dos quadrinhos.
Da década de 1960 até a atualizada, fazem parte da mostra: o original da primeira tirinha da Mônica; um dos coelhos de pelúcia pertencente à Mônica Sousa (filha de Mauricio de Sousa e musa inspiradora da personagem); as diversas bonecas da Mônica que marcaram época; os filmes de grande sucesso da década de 1980; os games da década de 1990; além de muitas outras surpresas. Uma exposição interativa e divertida para adultos e crianças.
“É emocionante ver, em retrospectiva, a presença da Mônica em cada década, desde a sua criação. Fica notória a importância da personagem para a cultura de cada período e é surpreendente ver como ela sempre foi amada pelos brasileiros, dos anos 1960 até hoje”, apontou Mauricio de Sousa.