Literatura na Virada Cultural BH

13/9/2013 – 21:07h

A Virada Cultura de BH vai movimentar a cidade neste fim de semana com 400 atrações. Serão 24 horas de atividades culturais, que serão realizadas em diferentes palcos (Praça da Estação, Praça da Liberdade, embaixo do viaduto de Santa Teresa, Praça Afonso Arinos, Sesc Palladium, Praça da Savassi), mas para quem quiser curtir literatura, o endereço é o Parque Municipal.

Além dos espaços urbanos, a maratona acontece também em teatros, centros culturais e espaços alternativos onde ocorrem espetáculos, shows, performances, cortejos, exposições, projeções, exibições de filmes, atrações multimídias, literárias, oficinas, artesanato e gastronomia.

A Libre (Liga Brasileira de Editoras), que reúne mais de 100 editoras de todo o país, traz para a Virada Cultural de Belo Horizonte a Feira Literária de 24 horas de duração, atividade já realizada há três anos com sucesso dentro da Virada Cultural de São Paulo. Na Feira, os livros a serão vendidos com 20% de desconto.

Na intenção de promover a leitura e o contato entre leitor e autor, a Libre realiza o lançamento coletivo com oito autores. Além de autografar as obras, os autores irão falar um pouco sobre sua carreira e a obra lançada. A atividade será no domingo, 15/9, às 15h, no Coreto do Parque Municipal.

Além desta atividade coletiva, as editoras C/Arte e Aletria foram selecionadas pela curadoria da Virada para realizar outras duas atividades. C/Arte vai promover uma oficina com a autora Vera Casanova, onde ela vai apresentar poemas a partir da leitura e interpretação e propor entre os participantes a construção de um poema expandido.

A editora Aletria vai abrir a programação literária da Virada Cultural com o espetáculo: “Aletria conta e canta a literatura infantil mineira”. As artistas Alessandra Visentin, Beatriz Myrrha, Cristina Barbosa e Rosana de Mont’Alverne apresentarão um apanhado do que há de melhor na produção literária contemporânea mineira para o público infantil.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira salienta que Virada Cultural de Belo Horizonte possui uma característica bem singular, pois tem como fundamento a valorização do priorizar o artista local. “É uma diretriz da Fundação Municipal de Cultura pactuada com a cidade que centra o fomento as às diversas manifestações da capital. Está desenhada de forma a contemplar também o público mais diverso, bem como a diversidade das manifestações”, explica. Segundo ele, a Virada Cultural será o primeiro dos grandes festivais que acontecerão nos próximos meses, como o Festival de Arte Negra – FAN (FAN), o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) e o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua (FIT-BH). Esse último com data marcada para maio de 2014.

Programação literária

Feira de Livros 24hrs
De sábado, 14/09, às 17h, até domingo, 15/09, às 17h.

Espetáculo: Aletria conta e canta a literatura infantil mineira
Sábado, 14/09, às 17h30
Local: Coreto do Parque Municipal

Oficina de poesia com Vera Casanova
Domingo, 15/09, às 14h
Local: Coreto do Parque Municipal

Lançamento coletivo de autores da LIBRE
Domingo, 15/09, às 15h
Local: Coreto do Parque Municipal

Autores que participarão do lançamento coletivo:

– Luis Maffei  – “Signo de Camões”  – Oficina Raquel – RJ

–  Regina Mota – “Gira, Gira – recortando ideias” – Uni Duni – BH
– Claudia Ferreira –  “TDAH na infância” e “Lili Beija-Flor” – Uni Duni – BH

– Anchieta Rocha – “Dias de vinho e de chumbo” – Jaguatirica Digital  – BH

– Ilton Chaves Jr. – “Lugar do eterno – crônicas para ensolarar o cotidiano” – Jaguatirica Digital – BH

– Regina Belisário – “Não há entre nós um paralelo” – Alis – BH

– Marcos Ramos – “O guarda-chuva, um mágico protetor contra a depressão” – Alis – BH

– Marta Rodrigues – “Gabriela, a Princesa do Daomé” – Mazza Edições – BH

– Flavia Bastos – “Me liga” – Evoluir Cultural – SP