O Livro das Princesas

27/9/2013 – 21:57h

“O Livro das Princesas” _ estamos falando de Bella, Cinderela, Bela Adormecida e Rapunzel _ tornaram estas quatro celebridades muito modernas. Com muita criatividade, as escritoras Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza criaram contos de fadas para o século 21. Para apresentar este lançamento da Editora Galera Record, publicamos a resenha de Carla, blog Histórias sem fim.

“Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas!

Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)

Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis”.

Através da sinopse assinada por Mia Thermopolis (personagem criada pela Meg Cabot), podemos notar um pouco do que encontraremos no livro. “O Livro das Princesas” reúne quatro contos de fadas modernos. Na voz de Meg, Paula, Lauren e Patrícia (olha a intimidade, chamando todas pelo primeiro nome), acompanhamos a história de princesas conhecidas por todos nós: Bella, Cinderela, Bela Adormecida e Rapunzel.

Mas antes de começar a falar sobre os contos, preciso dizer algo:

1º – Meg Cabot sabe escrever histórias de princesas modernas;

2º – Definitivamente, eu não gosto das histórias da Lauren Kate;

3º – Paula Pimenta e Patrícia Barboza – como eu ainda não li nenhum dos livros?!

Após a constatação de alguns fatos importantes, vamos falar sobre os contos.

O primeiro conto com o título de “A Modelo e o Monstro” foi escrito por Meg Cabot e conta a história de Belle Morris, uma jovem modelo que começou a carreira para saldar as dívidas da família. Belle não se sente a vontade na frente das câmeras e apenas continua com o trabalho para eliminar as dívidas adquiridas através do tratamento de saúde da mãe. Não tem como, em poucas páginas, não se apaixonar pelos dois jovens que personificam a Bella e a Fera. O único ponto que não gostei da história é que ela é curta demais! Por favor, tia Meg, faça um livro só para esse enredo (risos).

O segundo conto com o título “Princesa Pop” escrito por Paula Pimenta, é o melhor conto de todo o livro! Sim, eu fiquei emocionada, com raiva da bruxa e das bruxinhas, adorei o romance e ainda quero mais páginas dessa história!  O enredo traz a história moderna da Cinderela, ou Cíntia, uma jovem apaixonada por música, que nas horas vagas trabalha em festas e é conhecida como DJ Cinderela.

O terceiro conto com o título de “Eclipse do Unicórnio” escrito por Lauren Kate, é o único conto que não gostei. É por causa dele que o livro perdeu uma estrelinha na pontuação e confesso que fiquei entediada logos nas primeiras páginas. Ainda bem que o conto é bem curtinho.

O quarto conto com o título “Do Alto da Torre” escrito por Patrícia Barboza, fecha com chave de ouro o livro. Através de uma adaptação moderna da Rapunzel, conhecemos a jovem Camila Soares, que após uma grave doença se viu cumprindo uma promessa de não cortar os cabelos até os quinze anos. A adaptação é perfeita, e alguns detalhes da história original foram de suma importância para o enredo.

Não posso deixar de comentar sobre a capa do livro que é totalmente feminina, alegre e uma graça! No início de cada conto, contamos com uma ilustração da jovem que encontraremos no texto. Eu fiquei encantada com a edição!

Um livro para todas as jovens e também para as mulheres que não deixaram de lado a emoção dos contos de fadas, O Livro das Princesas traz contos para encantar e emocionar. É uma pena que seja tão curtinho…pois quero mais dos três melhores contos do livro (risos).