A pequena escritora

22/10/2013 – 21:56h

Amanda Rosendo de Oliveira em sua noite de autógrafos

Muito além de motivar as crianças para a leitura, o Projeto Pequeno Escritor, da editora gaúcha Edelbra, oferece todas as condições para dezenas de escolas e professores de vários cantos do Brasil colocarem os alunos para escreverem seus próprios livros. Foi o que aconteceu no Colégio Novo Rumo, da Rede Pitágoras de Ensino, que funciona em Belo Horizonte, na Rua Monte Verde, 140, no bairro Serrano.

A aluna Amanda Rosendo de Oliveira, de 11 anos de idade, experimentou a emoção de uma noite de autógrafos para o lançamento de seu livro “Meu Brasil Solidário”, fruto deste projeto. Para Amanda, este foi um momento mágico: ver seus pais, familiares, amigos e professores lendo o seu livro.

A educadora Elaine Oliveira, mãe da aluna, explica que a parceria com a Editora Edelbra é muito importante, pois realmente estimula e dá o caminho para as crianças acompanharem todas as etapas de produção e a soltarem a imaginação até chegar o dia do encontro com o livro tão esperado.

Para a editora, ler e escrever são conquistas importantes na vida de uma criança. São certificados de autonomia, de autoconfiança. A criança que lê desenvolve a criatividade e a imaginação, adquire conhecimentos, cultura e aprende valores. Também se familiariza com a palavra escrita, aprende a entender melhor o mundo e a si mesma.

O desenvolvimento das competências de ler e escrever requer trabalho constante, comprometido com a melhor qualidade e capaz de competir com os inúmeros recursos da mídia e da comunicação. Que tal se a criança visse seu nome escrito na capa de um livro? E se esse livro fosse realmente escrito por ela?

O projeto

É essa a ideia do Projeto Pequeno Escritor. Uma forma de levar às escolas a oportunidade de transformar suas crianças em autores de uma obra própria. Uma iniciativa que a Edelbra tomou para promover a criatividade, o interesse pela leitura e o aperfeiçoamento da escrita nos anos iniciais.

O Projeto Pequeno Escritor se propõe a auxiliar a escola no seu compromisso de desenvolver as competências de leitura e de escrita. Temas contemporâneos são sugeridos para trabalho, supondo leitura e produção textual. Para subsidiar a atividade é apresentada uma metodologia de leitura e produção de textos.

À medida que a escola se engajar no projeto, terá acesso aos roteiros pedagógicos que subsidiam cada tema, bem como às pranchas ilustradas que servirão de suporte às produções individuais. No final, cada criança receberá seu livro personalizado, com a mais alta qualidade de impressão.

Contato: (51) 2118-4403 | centralpedagogica@edelbra.com.br