Araxá: Semana do Livro e Biblioteca

19/10/2013 – 20:27h

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. De acordo com o documento, a semana é comemorada todos anos entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro. Este ano em Araxá este período será ampliado e as comemorações serão do dia 23 a 31 de outubro.
A semana tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, difunde a profissão do bibliotecário e de todos que trabalham nesta área possibilitando a valorização destes profissionais.

Programação

Dia 23: Quarta-Feira
-Abertura oficial 9h30
Apresentação de todos os projetos que foram desenvolvidos durante o ano na Biblioteca. Apresentação de quadros estatísticos (número de empréstimos, número de novos usuários, visitas, número de novos livros incorporados ao acervo, etc.)

Homenagem aos usuários que mais leram durante o ano (adultos, infanto-juvenis e das sucursais e móvel.

Dia 24: Quinta-Feira
Projeto Ler é uma Viagem com Monteiro Lobato
Apresentação do livro Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, possibilitando a aproximação do Herói da Mancha e ajudando jovens e adultos a conhecerem um clássico apaixonante. Escolas convidadas de manhã e a tarde.

Dia 25: Sexta-Feira
Projeto Ler é uma Viagem com Monteiro Lobato
Escolas convidadas, manhã e a tarde.

Dia 29: Terça-Feira
Encontro com escritores de Araxá – Sarau às 18h
Um bate papo com alguns literatos de Araxá (Jayro Alves Ribeiro, Dirceu Ferreira, Terezinha Oliveira Lemos, Wagner Matias de Andrade, Olavinho Drummond, Catia Lemos e Gloria). Autógrafos, música e recitação, seguido de coquetel aos convidados.

– Dia 30: Quarta-Feira das 8h30 e 14h30
Contação de histórias na Biblioteca, CEMEI Conceição Velasco.

– Dia 31: Quinta-Feira às 18h
Premiação do Concurso Retratos de Vinícius e Braga

Fonte: Jornal Araxá