Mais dicas de presente para o Natal

20/12/2013 – 23:56h

“Marcéu”, título lançado pela Editora Positivo, é um bom livro para ser lido nesta época de Natal. O autor Marcos Bagno leva os leitores a refletir sobre suas próprias vidas. Depois de perder o irmão em uma enxurrada, Marcos resolveu homenageá-lo com esta obra. Baseado em fatos reais, o livro de ficção conta histórias de uma vida simples e dignificada por sua conexão com a natureza.

Na narrativa de 48 páginas, o personagem Marcéu é o caçula de dois irmãos que vivem à beira de um rio. O garoto é apaixonado por pássaros e jura entendê-los. Após uma forte chuva, Marcéu acaba sendo levado pelas águas que transbordaram do rio. A tragédia é encarada de forma sensível, sem dramas, como uma experiência de amadurecimento.

Em 2013, este livro ganhou o prêmio Glória Pondé, da Fundação Biblioteca Nacional, na categoria juvenil. Marcos Bagno escreveu mais de trinta obras, além de já ter traduzido para o português quase duzentos, de várias línguas diferentes. Atualmente é professor da Universidade de Brasília.

Outras opções

Papai Noel conta com excelentes opções de livros para presentear no Natal. Para quem ainda não se decidiu e precisa de uma dica, convido para clicar nas categorias “Hikôki e a mensageira do Sol” e “O abraço das cores” _ ambos de minha autoria pela Editora Miguilim _ à direita da tela, para se informarem sobre estes dois livros e tudo o que foi dito a respeito deles.

Também gostaria de sugerir “Como ele foi parar aí dentro”, Editora Aletria, de autoria de Ilan Brenman e ilustrado por Vanessa Prezoto. É a história de Rafaela, menina disposta a entender como os bebês vão parar dentro da barriga de suas mães, sejam elas vacas, ou girafas, baleias ou mesmo a Tia Olga.

O consagrado autor, Ilan Brenman, já escreveu aproximadamente 60 livros, que estão por aí, encantando as crianças. Prêmios não faltam a este autor e seu trabalho tem grande repercussão no Brasil e no exterior.