Prêmio Cidade de Belo Horizonte

26/12/2013 – 20:57h

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), abriu inscrições para a edição 2013/2014 do Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte. Essa é a mais antiga premiação literária do país. A edição deste ano irá contemplar obras em quatro categorias: conto, dramaturgia, poesia e romance. As inscrições ficam abertas até o dia 25 de abril de 2014.

A obra vencedora em cada categoria receberá um prêmio de 50 mil reais, totalizando um dos maiores já pagos em concursos literários: R$200 mil. Podem participar do concurso apenas pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas. O regulamento do Concurso foi publicado no Diário Oficial do Município – DOM do dia 12 de dezembro e está disponível para consulta no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

Como se inscrever

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril de 2014, de terça a sexta (exceto feriados), das 9h às 17h, pessoalmente na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, ou enviadas via Sedex para a Rua Carangola, 288, térreo, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-240. A ficha de inscrição e a relação de toda a documentação solicitada aos candidatos estão disponíveis no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

“Esse prêmio é a prova de que a Prefeitura de Belo Horizonte aposta na literatura como mecanismo de conhecimento, de elevação do pensamento e de abertura a outras culturas e outros povos”, afirmou Leônidas Oliveira, Presidente da FMC, no lançamento da premiação.

Prêmio de tradição

Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte é o concurso literário mais antigo do país. Um de seus principais atributos é o fato de o concurso premiar apenas obras inéditas. A cada edição, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte contribui para o surgimento de novos escritores e obras. Autores como Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luis Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes, entre outros, integram a galeria de vencedores do concurso. A última edição do Prêmio Cidade de Belo Horizonte recebeu número recorde de inscritos (1712), com a participação de autores de todas as regiões do país e até de brasileiros que moram no exterior.

Regulamento: premiocbh@pbh.gov.br