De olho no Brasil

23/3/2014 – 22:48h

Semana da maior feira de literatura infantil do mundo: a Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha e o Brasil é convidado de honra.

A produção brasileira de livros infantojuvenis tem apresentado crescimento nos últimos anos e as editoras que apostam neste segmento estão bastante otimistas. E é com este mesmo entusiasmo com o mercado local, que as editoras vão à Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (Itália), que irá acontecer de 24 a 27/3. Esta feira é um dos eventos mais importantes para os profissionais do mercado editorial. Em 2013, foram 1.200 expositores, provenientes de 75 países.

Com o slogan “Um País cheio de vozes”, o Brasil é o convidado de honra desta edição da Feira de Bolonha, cuja presença nacional na Itália está sendo organizada pela iniciativa público-privada: Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura/ Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Câmara Brasileira do Livro, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Instituto C&A, SESC São Paulo e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

A participação das editoras brasileiras em Bolonha está a cargo do Brazilian Publishers (BP), projeto realizado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Estarão no estande coletivo do país, com 160 m2, 39 editoras associadas ao BP e demais associadas da CBL.

E, para marcar ainda mais a presença do país na Feira, será organizada uma exposição denominada “Brasil: Incontáveis Linhas, incontáveis histórias”, com a participação de 55 autores e ilustradores. Para obter mais informações sobre esta exposição acesse o link do site oficial da Feira de Bolonha:  http://www.bookfair.bolognafiere.it/mostra-degli-illustratori/brasile/1876.html

“Com esta homenagem ao país, a expectativa das editoras com a Feira de Bolonha é grande, pois nossa produção editorial estará cada vez mais em evidência”, explica Karine Pansa, presidente da CBL. “O Brasil passa, de país apenas comprador de direitos autorais, para também vendedor de conteúdo ao exterior. Portanto, este é o momento de aproveitar tudo o que um evento deste porte pode oferecer”, destaca Karine Pansa.

Conheça as editoras do estande do Brazilian Publishers (CBL/Apex-Brasil) que irão à Feira de Bolonha 2014: Editora Autores Associados, Editora Ática, Bamboo Editorial, Brinque-Book, Callis Editora, Companhia das Letras, Companhia Editora Nacional Cortez, Cosac Naify, Editora Cuca Fresca, Dash Editora, Editora Dedo de Prosa, Duna Dueto Editora, DSOP, Edições Escala Educacional/Editora Lafonte, Editora Elementar, Fama, FTD, Girassol, Globo Livros, Hub Editorial, Jujuba Editora, Ledur Serviços Editoriais, Mar de Ideias, Mauricio de Sousa, Editora Melhoramentos, Editora Napoleão, Pallas, Panda Books, Editora Peirópolis, Editora Positivo, RHJ Livros, Editora Rideel, Editora Scipione, Edições SM, Solisluna, Todolivro, Editora Viajante do Tempo e Zada Editora.