Festival de Poços de Caldas

2/3/2014 – 21:40h

Formando leitores há oito anos, o Festival Literário de Poços de Caldas contribui para que a cidade esteja no topo das regiões de maior índice de leitura de Minas Gerais.

Em sua nona edição, o Flipoços 2014 (Festival Literário de Poços de Caldas) está preparando mais uma festa dos livros e autores em Poços de Caldas. A “Cultura Popular na Arte da Literatura” e “50 anos do Golpe Militar”, são alguns dos temas que serão abordados pelos escritores da programação do Festival Literário que vai acontecer de 26 de abril a 4 de maio de 2014, no Espaço Cultural da Urca. O festival terá como patrono o poeta Ferreira Gullar. Com 83 anos é um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos. Vai ter também uma programação paralela para Flipocinhos, versão infantil do festival.

Poços de Caldas recebeu recentemente um dos títulos que mais orgulha o município: “cidade de maior índice de leitores de Minas Gerais”. Trata-se da divulgação da pesquisa realizada pelo Centro Regional para Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc) _ entidade ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que coloca esta cidade com o melhor índice de leitura em Minas Gerais.

A cidade recebeu o título, graças às políticas públicas que sempre foram bem trabalhadas pelo município em suas várias administrações e por pessoas conscientes e batalhadoras pelo livro e leitura _ professores, educadores em geral, diretores de escolas públicas e privadas _ em consonância com a realização da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas que coloca as crianças, jovens e adultos em contato constante com livros e autores e, assim, vem formado novos leitores.

Para a realizadora da Feira do Livro de Poços de Caldas, Gisele Corrêa Ferreira, esta pesquisa confirma a importância do evento para a cidade e toda região. “A pegada literária de Poços de Caldas existe desde sempre. Por aqui passaram, nasceram, viveram e ainda vivem grandes escritores, intelectuais e pessoas com forte ligação com a literatura. É natural que um evento tão importante como a nossa Feira Nacional do Livro tenha sido abraçada por toda população desde seu lançamento. Isto confirma que, além de estarmos no caminho certo, a Feira e o Flipoços, sem dúvida, são eventos de relevância nacional e que reafirmam Poços de Caldas, dentre outras importantes características, como a “Cidade das Letras” de Minas Gerais”, enfatiza Gisele Ferreira.

Presenças e programação

Flipoços 2014 já confirma grandes nomes da literatura brasileira na sua programação. São alguns deles: Ferreira Gullar, como Patrono; Flávio Vassoler, especialista em Fiodor Dostoievski; Michael Kepp, jornalista americano radicado no Brasil; Fernando Bonassi, José Roberto Torero e Antônio Geraldo Figueiredo (mesa literatura, cinema e TV); Luiz Ruffato (polêmico escritor que causou na Feira do Livro de Frankfurt); Mauro Sérgio Júnior (mesa literatura e futebol); Ana Beatriz Barbosa Silva (autora de Mentes Inquietas, Corações Descontrolados dentre outros); Eliane Brum (escritora premiada); Mário Sérgio Cortella (um dos maiores palestrantes do Brasil).

Na temática sobre 50 Anos da ditadura militar participam Marco Antônio Villa (historiador); Ivo Herzog (filho de Wladimir Herzog); Marcos Eduardo Neves (sobre Evandro Teixeira, fotógrafo da ditadura); Carlos Eugênio Paz (autor de Viagem a Luta Armada); Lira Neto (biógrafo de Getúlio Vargas); Anchieta Rocha (Dias de Vinho e de Chumbo).

Na Literatura e Espiritualidade, Monja Coen (budismo) e Jarbas Mattos (Logosofia) dentre outros. Samy Dana (comentarista de economia do Globo News), em Literatura e Negócios. Nos Momentos Poéticos o festival receberá Whisner Fraga, Oscar Poeta, Lucas Luciano Limberti. No 4º. Encontro de Educação do Flipoços, o público contará com Galeno Amorim (ex-presidente da Biblioteca Nacional); Maurício Leite (educador premiado no Brasil e exterior), a escritora poçoscaldense Luiza Helena Ribeiro do Vale, além de escritores e educadores da Editora Cortez, principal parceiro no encontro.

A Mesa Literatura e Jornalismo vai tratar de “Jornalismo Ninja” com a presença de Luciano Martins Costa, Marcos Cripa e mediação da jornalista Elizabeth Lorenzotti. O imortal Sérgio Paulo Rouanet, que esteve no evento em 2013, volta para dar continuidade às “Correspondências de Machado de Assis”, além da escritora Bárbara Freitag Rouanet que lança livro no Flipoços “Viajando com Langsdorff” pela Livraria do Senado Federal.

Na área infantil, o Flipoços prepara grandes surpresas. Além dos escritores confirmados, David Daniel e Pamela Mira (poços-caldenses), Vera Lúcia Dias, Mirtes Izabete de Souza (da ONG Movimento de Mulheres), o festival vai contar ainda com a parceria do Sesc Minas que prepara desde agora muitas novidades para o Flipocinhos. E tem ainda escritores infantis de várias editoras.

Em especial, destaca-se pela primeira vez em Festivais Literários no Brasil, o sobrinho direto do famoso escritor português Fernando Pessoa – Luiz Miguel Rosa Dias, que falará sobre vida, obra, convivência familiar e, em especial, sobre o lado místico e esotérico do poeta, pouco conhecido do público.

O Flipoços 2014 ainda recebe o Encontro de Escritores Indígenas, com a presença dos indígenas Daniel Munduruku, Rosy Wasiry Guará, Olivio Jekupé, Cristino Wapichana que abrilhantarão o festival com palestras e bate-papos com crianças e jovens, onde pretendem mostrar os rituais das aldeias com pinturas, danças e artes.

Seguindo a temática central, o Flipoços 2014 traz o Encontro de Escritores Portugueses com as presenças de Luiz Miguel Rocha, Pedro Guilherme-Moreira e Joel Neto que debaterão suas obras e a importância da cultura portuguesa na formação da nossa cultura popular. E ainda, Luis Miguel Rocha media bate-papo com Eric Frattini, famoso escritor espanhol pela primeira vez no Brasil, em um festival literário que vai falar sobre Vaticano e suas Entranhas. Além deles, o festival recebe ainda Mesa de Literatura Fantástica com André Vianco, Rafael Draccon e Carolina Munhóz, cujos escritores (“pupilos” de Paulo Coelho que saiu em defesa deles na última feira internacional de Frankfurt, a maior feira de livros do mundo) marcarão presenças mediadas pelo escritor local Fernando Ferraz.

Dando continuidade também o evento vai contar com o Encontro de Arte de Periferia com a presença de Octávio Nassur, coreógrafo e autor do livro Culinária Coreográfica, além de outras grandes personalidades desta área, mediados pela jornalista e escritora Jéssica Balbino. Na área musical o festival receberá os shows de Claufe Rodrigues e Monica Montone, de Estrela Leminski em “Tributo a Paulo Leminski” e um bate-papo musical com o Tavinho Moura e o Clube da Esquina. Na “Mostra de Cinema Flipoços” o festival exibirá o filme “A Memória Que Me Contam” da diretora Lúcia Murat e participação das atrizes Simone Spaladore e Irene Ravache.

Sem dúvida, uma grande programação carinhosamente preparada pela organização inserindo Poços de Caldas, ainda mais no contexto das principais festas literárias do Brasil. Acompanhe programação completa pelo site oficial www.feiradolivropocosdecaldas.com.br A 9ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2014 fazem parte do Calendário Oficial de Feiras do Brasil emitido pelo Ministério da Cultura.  Mais informações na GSC Eventos pelo (35) 3697 1551.