Quem tem medo de Lobo Mau?

16/3/2014 – 22:54h

O Sesc Palladium apresenta, terça-feira, 18 de março, às 19h30, a primeira edição de 2014 do projeto Caro Leitor. Desta vez, o autor convidado para um encontro com o público será Ilan Brenman, que apresentará a obra Quem tem medo de Lobo Mau? Uma reflexão sobre o politicamente correto na literatura infantil. O evento ocorre no Teatro de Bolso Júlio Mackenzie e a entrada é gratuita com retirada de ingresso 2h antes. Espaço sujeito a lotação.

Para completar a programação do projeto, Brenman ministrará uma oficina no dia seguinte, 19 de março, das 9h às 12h, no Espaço Multiúso do Sesc Palladium. Na oficina, Ilan utilizará de sua experiência como consultor pedagógico, contador de histórias e mediador de leitura, e da pesquisa de um ano em que percorreu dezenas de escolas, creches e hospitais para descobrir a prática de leitura em voz alta e narração oral em sala de aula, provando sua eficácia na formação do novo leitor. As inscrições para a oficina são gratuitas pelo e-mail acervopalladium@sescmg.com.br até o meio-dia de segunda, 17/3. As vagas são limitadas.

Numa sociedade cada vez mais acelerada, a infância é rodeada diariamente com linguagens bastante empobrecidas de sentidos. A literatura, assim como a música e outras expressões artísticas, são muitas vezes produzidas apenas como mais uma mercadoria a ser vendida. Dentro dessa lógica, elas acabam por sucumbir a uma ideologia mercantilista e principalmente “politicamente correta”. O encontro com Ilan Brenman propõe a reflexão sobre esse processo alienante que cerca o universo infantil, apontando origens e seu funcionamento. A discussão também aborda algumas das características de obras culturais de qualidade, especificamente literárias, que merecem o título de infantis.

O escritor

Ilan Brenman nasceu em Israel, em 1973, de pais argentinos, avós são russos e poloneses e ele é naturalizado brasileiro. De tal miscelânea de culturas e raízes cresceu sua paixão pelas palavras distantes. Suas escolhas profissionais e acadêmicas são desdobramentos de sua própria história. Fez Psicologia na PUC de São Paulo, Mestrado e Doutorado na Faculdade de Educação da USP e, desde os 18 anos, conta histórias pelo mundo. Nos últimos anos, tem se dedicado com afinco à literatura infantil e juvenil, tendo escrito e publicado mais de 50 livros. Um dos mais conhecidos é Até as Princesas Soltam Pum (BrinqueBook). Pela Aletria, Ilan publicou Através da Vidraça da Escola: formando novos leitores (2012) e A Condenação de Emília: o politicamente correto na literatura infantil (2012). O livro recebeu o selo de Altamente Recomendável pela FNLIJ em maio de 2013. Ilan ganhou importantes prêmios literários, entre eles, o selo de O Melhor Livro Infantil de 2011, pela FNLIJ, com O Alvo (ed. Ática). Seus livros já foram traduzidos para a Europa e Ásia.

Oficina

Durante três horas, Ilan ensinará técnicas, práticas e repertório para os educadores replicarem em sala de aula e incentivarem a leitura entre alunos. A narração ou leitura em voz alta das histórias em sala de aula é muito mais do que mera brincadeira, é uma forma de ampliar o repertório e a capacidade de expressão e interpretação da criança. O material que Ilan apresenta na oficina pode ser utilizado por qualquer professor que queira testar as possibilidades da leitura em voz alta de boa literatura e da narração de histórias de tradição oral na escola.

Carol Leitor

O projeto Caro Leitor tem como ideia central promover o encontro de escritores com seu público leitor, por meio de palestras, bate-papos e oficinas, seguidos pelo lançamento do livro do autor ou escritor escolhido para cada edição. Trata-se de um projeto de incentivo e mediação à leitura, já que a ideia central é ‘quebrar’ o distanciamento entre o leitor e o autor do livro, aproximando-os por meio do debate sobre os temas tratados. Isso permite que o frequentador do projeto não seja apenas público espectador, mas também seja ativo ao poder intervir, fazer perguntas, propor questões que reflitam acerca de obras de Literatura e dos Estudos Literários que o escritor se propõe a falar.