Jeito criativo de conviver com as letras

24/4/2014 – 19:07h

Trabalhar com a imaginação, estimulando a criatividade e fugindo das percepções pré-estabelecidas do mundo, é o maior desafio na criação de livros infantis. De forma bem-humorada, Alex Lutkus e Leo Cunha constroem novos significados para objetos presentes no dia-a-dia das crianças ao interligá-los às letras do alfabeto em “ABCenário”, 32 páginas, lançamento da Autêntica Editora para crianças a partir de seis anos de idade.

O livro é essencialmente visual, trazendo ilustrações construídas digitalmente que exploram os recursos de cores e terceira dimensão de objetos com formato semelhante ao corpo de cada uma das letras do alfabeto. As imagens misturam realismo e surrealismo e, associados a elas, poemas de no máximo duas linhas são criados com predominância de palavras iniciadas pela letra em destaque.

A letra T, por exemplo, é apresentada na forma de uma aeronave, um teco-teco, visto de cima. O texto que a acompanha é: “Pro teimoso teco-teco, toda a Terra é um tesouro”. A aliteração, nesse caso, reforça a letra abordada. Para o público infantil, isso é ainda mais importante por desenvolver o vocabulário, além de estimular e ampliar a percepção visual e crítica de objetos do cotidiano.

Curiosa é a definição dada às letras K, W e Y: “São os ETs do ABC”. Por ser recente sua inclusão oficial no alfabeto de língua portuguesa e por não serem comuns em palavras que não as de origem estrangeira, o texto questiona e provoca o leitor acerca do uso de tais letras.

Ao contrário de outras publicações infantis de Leo Cunha, em “ABCenário” ele cria os textos escritos a partir das ilustrações prontas pela primeira vez.

Sobre os autores

Alex Lutkus é designer e ilustrador desde 1976. Teve seus desenhos publicados pelas principais editoras do país e possui reconhecimento internacional, por ter feito imagens para projetos da NASA e da ESA, agências espaciais dos Estados Unidos e da Europa. É sua primeira publicação voltada ao público infantil.

Leo Cunha, por outro lado, possui vasta experiência com livros para crianças e adolescentes – mais de 40 títulos publicados. É escritor, tradutor e jornalista. Pós-graduado em Literatura Infantil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), mestre em Ciência da Informação e doutor em Cinema pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é membro da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).