Livros, câmera, ação!

21/4/2014 – 21:44h

Em 2014, os clássicos da literatura ganham vídeos de três minutos e ajudam alunos a se prepararem para o vestibular.

O Portal Educacional (www.educacional.com.br), rede social educacional, acaba de lançar o concurso “Livros, câmera e ação!”, que busca aproximar os jovens estudantes de obras de José de Alencar, Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Carlos Drummond de Andrade. O concurso é destinado a alunos de Ensino Médio de escolas plugadas ao Portal.

O grande desafio dos participantes é exercitar a capacidade de síntese e adaptar o enredo de um clássico da literatura brasileira para um vídeo de, no máximo, três minutos, que deverá ser enviado para o concurso. O vídeo será produzido em grupo e cada grupo pode apresentar quantos vídeos quiser por categoria e para quantas categorias desejar, desde que não ultrapasse o limite de um vídeo por obra.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora que irá considerar a adequação do vídeo à proposta do concurso. “Além de estimular a leitura de obras que normalmente são exigidas nos exames vestibulares, vamos premiar os vídeos que melhor conseguirem extrair e expressar os pontos principais da história”, explica Andréa Maia de Santana, Portal Educacional.

Também serão considerados a apropriação de conceitos artísticos e cinematográficos, a originalidade na abordagem do tema e a qualidade técnica do vídeo (imagem, áudio, iluminação, trilha sonora, figurino, etc.).  Após a seleção feita por profissionais ligados ao Portal Educacional, por um especialista em cinema e outro em literatura, os vídeos serão submetidos ao voto de toda a comunidade do Portal Educacional.

O resultado do concurso “Livros, câmera, ação!” será divulgado no dia 16 de junho, quando serão conhecidos os três melhores vídeos de cada categoria, eleitos pelos júris oficial e popular.  Além de um troféu para os 1ºs lugares, todos ganharão uma sessão de cinema com a turma em um cinema local, pipoca, refrigerante e certificado.

Ao final do concurso, os usuários do Portal Educacional terão acesso a uma galeria de vídeos,  que servirá como estímulo à leitura de  clássicos da literatura nacional e ajudará a aprofundar a compreensão das  obras. “Será um grande festival virtual de literatura que poderá favorecer a preparação para o vestibular”, completa Patricia Sprada Barbosa.