Um garoto faz palestra na Flipoços

Algacir Júnior é especialista em Egito Antigo, mas como não larga os livros é sempre requisitado para falar sobre leitura - Foto: Internet

26/4/2014 – 22:02h

Na segunda-feira, dia 28, às 16 horas, a programação da Festa Literária de Poços de Caldas tem um convidado especial: um menino de 13 anos de idade vai realizar palestra sobre “A importância da leitura para o aprendizado”. O nome dele é Algacir Santos Júnior, da cidade de Cascavel, no Paraná. Ao lado de nomes consagrados da literatura e da pesquisa, Algacir é um dos convidados mais esperados pelos participantes da Flipoços.

Considerado o palestrante mais jovem do Brasil, Algacir tornou-se verbete no Guinness Book, o livro dos recordes. Ele começou a se apresentar para grandes plateias aos oito anos — havia três anos que recebera o primeiro prêmio em um concurso de oratória — e, desde os 11, é convidado para mostrar seus conhecimentos para universitários.

Para preparar as palestras, o jovem palestrante tem apenas um segredo: estudar muito. Ele garante que o conhecimento vem apenas dos livros — a busca nunca ocorre em outros meios, como a internet.

— Os livros melhoram a memória e aumentam a autoestima. Na internet, você tem apenas informações soltas e ela não colabora para a concentração — avalia o jovem.

Esta não é a primeira palestra que o menino faz em eventos literários. Antes da Flipoços, ele participou da Feira do Livro de Joinvile. Ainda no primeiro semestre, ele tem palestras agendadas para Recife e Maceió e, então, segue para a Europa, onde se apresentará em oito países.