Lançamentos do Salão do Livro

26/5/2014 – 21:01h

Entre os 170 lançamentos previstos, o 16º Salão do Livro para crianças e jovens, que começa dia 28, no Rio, estão os títulos como os de Ziraldo, “Festa do Pijama”, no dia 31 de maio, às 15h, e “Feio, bonito”, no dia 7 de junho, às 15h. “O tesouro das cantigas para crianças – vol. 1 e 2”, de Ana Maria Machado, também terá lançamento no Salão FNLIJ, no dia 7 de junho, às 16h.

Dia 2 de junho é o momento de o público conhecer a obra de Graça Lima, “Sai da lama, jacaré”, às 13h20m. Rui de Oliveira lança “A Bela e a Fera: conto por imagens”, no dia 3 de junho, às 10h. Já Thalita Rebouças aposta em “Por que só as princesas se dão bem?”, em lançamento que ocorre dia 7 de junho, às 13h. Laurentino Gomes inaugura a adaptação “Lançamento do livro: 1889 – edição juvenil ilustrada”, (foto) no dia 29 de maio, às 13h20m.

A FNLIJ irá lançar o catálogo “A Arte de Ilustrar Livros para Crianças e Jovens no Brasil”, no dia 5 de junho. O livro destaca 120 ilustradores brasileiros e seus trabalhos. A obra, editada pela Fundação, tem como objetivo valorizar a ilustração e os autores que trabalham para crianças e jovens.  O projeto conta com uma lista diversificada de artistas.

O critério de escolha se baseou no livro de Regina Yolanda, de 1977, “O Livro Infantil e Juvenil Brasileiro: Bibliografia de Ilustradores”, nos catálogos produzidos pela própria FNLIJ e na inclusão de artistas de safras mais recentes da ilustração. Sendo assim, o catálogo traz uma divisão em três blocos: ilustradores pioneiros, considerados Hours Concours pela FNLIJ; indicados ao Prêmio Hans Christian Andersen; e ilustradores selecionados para outros prêmios no cenário nacional e internacional.