Participação especial dos ilustradores

Performance de ilustradores é um evento integrante do Salão do Livro

28/5/2014 – 20:18h

Teve início o Salão do Livro para crianças e jovens, que é promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) até o dia 8 de junho.

Num espaço especial, o público poderá conferir exposições de ilustradores, entre elas, a do ilustrador Roger Mello, vencedor do prêmio Hans Christian Andersen de 2014, concedido pelo International Board on Books for Young People (IBBY), com indicação da Fundação Nacional do Livro. O Salão FNLIJ apresenta também a exposição sobre os 40 anos do Prêmio FNLIJ, reunindo os mais de 420 livros já premiados pela Fundação em todo esse tempo.

As crianças e jovens poderão ainda se divertir e aprender um pouco mais sobre ilustração por meio das performances de ilustradores. A artista argentina Isol é um dos nomes confirmados, assim como do também argentino Istvansch.

Isol foi vencedora do prêmio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), concedido pela Suécia e considerado um dos maiores da literatura infantil mundial. A brasileira Lúcia Hiratsuka é outro nome já confirmado. Além desta participação, amanhã e dia 30/5 ela ainda participa de lançamentos de quatro livros.  Acompanhe a programação do 16º Salão FNLIJ do Livro pelo site www.salaofnlij.org.br

Os promotores do Salão

A Seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), a FNLIJ é pioneira no país em promover os livros de qualidade para crianças e jovens, defendendo o direito dessa leitura para todos por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias. Entre seus valores, está a valorização da leitura e do livro de qualidade; a divulgação da produção brasileira de livros de qualidade para crianças e jovens e, em particular, os livros de literatura e informativos; a contribuição para a formação leitora dos educadores, sejam professores, bibliotecários ou pais; e a valorização da biblioteca da escola e a pública.

Entre suas ações de destaque está a participação da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha e o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens realizado anualmente, no Rio de Janeiro, desde 1999. É a única feira de livros dedicada exclusivamente a obras de literatura infantil e juvenil, com lançamentos de livros, encontros com autores, performances de ilustradores e um seminário dirigido ao público adulto.

“A literatura, se construída de fantasia, é feita do que não temos. Só fantasiamos sobre o que sonhamos. Fantasiar é noticiar ao mundo que ainda tenho desejos. Fantasiar é festejar a vida”.Bartolomeu Campos de Queirós – “Para Ler em Silêncio”