Seminário debate sobre “A fantasia”

A literatura indígena é tema do segundo dia do Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós, que acontece durante o 16º Salão do Livro

27/5/2014 – 19:59h

Contagem regressiva para o Salão do Livro para crianças e jovens, que começa dia 28, no Rio. Destaque da programação, o 16º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós vai ser realizado entre os dias 2 e 4 de junho e terá “A fantasia” como tema geral. Apoiado pelo Instituto C&A, o encontro tem por objetivo refletir com profissionais e interessados das áreas de educação e cultura a necessidade e a importância  da leitura de livros de qualidade.

O primeiro dia será dedicado à literatura na Argentina. Já no dia 3, ocorre o XI Encontro de Autores Indígenas com o tema “Literatura indígena, a bola da vez” e o terceiro dia, 4 de junho, propõe uma reflexão sobre a literatura por meio de temas tratados no 14º Congresso do IBBY, realizado pela FNLIJ no Rio de Janeiro há 40 anos, em 1974.  As inscrições podem ser feitas através do email seminario@fnlij.org.br.

“Nesse ano em que a FNLIJ comemora o 40º aniversário da realização do 14º Congresso do IBBY no Brasil, cujo tema foi ‘O Livro Como Instrumento na Formação e no Desenvolvimento da Criança e do Jovem’, convidamos a todos que se interessam pela formação de leitores por meio da literatura, professores ou pai,s para participar dessa discussão. Essas e outras ações trouxeram indiscutível repercussão para a o desenvolvimento de nossa literatura infantil e juvenil”, ressalta a secretária-geral da FNLIJ, Elizabeth Serra.

Além da programação dos três dias do seminário, a FNLIJ inaugura no espaço do Salão um momento de Comunicações Acadêmicas para pesquisadores interessados em expor trabalhos sobre “A Fantasia na Literatura”. A iniciativa visa destacar a produção acadêmica sobre a literatura para infância e juventude.

Entre os dias 4 e 6 de junho, pesquisadores farão apresentações de até 10 minutos de suas pesquisas em andamento ou já concluídas sobre o livro infantil, sua criação, produção e promoção; a aproximação criança-livro; a formação e preparação do adulto para fazer a aproximação entre a criança e o livro; o trabalho internacional com o livro infantil. A FNLIJ compõe a comissão científica que irá julgar os trabalhos selecionados.