Minas de Histórias

21/6/2014 – 20:06h

Sandra Franco Bittencourt, Curadora da Programação de Atividades Infantil e Juvenil do Espaço Minas de Histórias da Bienal do Livro de Minas Gerais 2104  (Expominas, de 14 a 23 de novembro), envia o texto abaixo com exclusividade para o blog Conta uma História para revelar suas expectativas em relação ao evento e seus planos para o espaço que vai comandar. Leia:

Foto: Divulgação Trupe Maria Farinha

“Um espaço cheio de histórias e estórias. Um lugar de cantos e contos, imagens, onde palavra tem sons, cor, cheiro, sabores e juntas se misturam. Há um trem, montanhas, rios, ventos, minas, tesouros, passos, pedras, uma boa prosa, nos mostrando a liberdade de estar em Minas de Histórias.

Na Bienal do Livro em Minas Gerais- 2014, no espaço Minas de Histórias, a leitura será tratada, não como obrigação, mas como um objeto de prazer e uma via de inserção no mundo das ideias e das emoções.

Professores, alunos, pais, juntos, poderão descobrir e explorar esse universo infantil/juvenil desde sua interação com o livro e o texto até o teatro, a música e os bonecos. Propondo aos que por ali passarem que a leitura seja cotidiana, intuitiva, pessoal, prazerosa e emocional.

Para concluir, quero dizer que falar sobre a Bienal do Livro de Minas Gerais 2014 no espaço Minas de Histórias (crianças e jovens), significa falar com pessoas que um dia vão nos substituir e que para isso precisarão receber informações de todo o tipo. Mas não apenas isso.

Crianças e jovens são artífices do novo, das ideias que ninguém teve, das concepções que vão suplantar as que temos atualmente. Para tanto elas precisam ter uma formação livre e criativa. Precisam saber lidar com a ambiguidade, precisam aprender a se expressar, precisam aprender a ter a coragem de dizer a palavra nova, o pensamento que ainda nunca foi pensado.

Neste aspecto, a Bienal do Livro de Minas Gerais 2014 no espaço Minas de Histórias pode dar uma grande e insubstituível contribuição.

Sejam bem-vindos!”