Tema de livro em debate

23/7/2014 – 18:56h

Antonieta Cunha, professora e editora, e Leo Cunha, escritor e professor, são os convidados do Sempre Um Papo e do Sesc Vila Mariana para o debate sobre o tema “Universo Virtual na Literatura Infantil”, dia 29 de julho, próxima terça-feira, às 20h, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Na oportunidade, mãe e filho apresentam seus olhares referentes aos assunto, sob a ótica de quem já está há mais de 40 anos como editora e, há mais de 20, como escritor no mercado infanto-juvenil. No evento, Léo também lança o livro “Dedé e os Tubarões”, Editora Escarlate, que traz em sua narrativa a história dos irmãos Lelê e Dedé, que mostra, de forma divertida, como a internet pode contribuir na união entre irmãos de idades diferentes.

No livro, contrariando a visão daqueles que acreditam que os universos dos livros e da internet são opostos, Leo Cunha coloca em xeque tal separação em parceria com Alessandra Roscoe, em “Dedé e os Tubarões”. Durante as férias, num dia em que seus pais decidiram preparar um prato misterioso, Lelê tem que tomar conta de seu irmão mais novo, Dedé. É obvio que ela não quer, mas quando Dedé decide brincar com seu novo brinquedo favorito, o aplicativo do Google Maps instalado no tablet do pai, e procurar tubarões na costa da Austrália, Lelê decide dar uma chance ao irmão e entrar na brincadeira.

Leo Cunha é graduado em Comércio Exterior pela UNA e Comunicação Social pela PUC-BH. É especialista em literatura infantil e juvenil e mestre em Ciência da Informação. Divide suas atividades entre as aulas de jornalismo cultural que leciona na UNI-BH e a escrita de contos juvenis, atividade que iniciou com o livro “Pela Estrada Afora”, publicado pela Atual Editora, em 1993. De lá pra cá, o autor soma mais de 40 publicações, entre livros autorais e coletâneas. Já venceu seis concursos literários, entre eles o Prêmio Jabuti – Autor Revelação do Ano em Lit. Infantil (1994) e Prêmio FNLIJ Odylo Costa com O melhor livro de poesia (2002). Recentemente, ganhou mais um prêmio da FNLIJ com o livro “Poesia para Crianças: Conceitos, Tendências e Práticas” na categoria Livro Teórico.

Antonieta Cunha é mineira e atuou por duas vezes como Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Foi professora de literatura da Univerdade Federal de Minas Gerais (UFMG) por 30 anos e trabalha como editora, desde a década de 70. Foi, até recentemente, diretora do Livro e Leitura (DLL) do Ministério da Cultura.

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o “Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas.

Endereço do local de realização do debate: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo.