Minas realiza mais um evento literário

28/8/2014 – 19:31h

Amanhã, 29, começa a festa de Divinópolis. Além de Adélia Prado, o evento também conta com a participação da escritora Stella Maris Rezende (foto) _ premiada autora de livros juvenis _ o cordelista Fábio Sombra e o ilustrador e escritor João Marcos Parreira Mendonça.

Não se desenvolve um país sem que seus cidadãos tenham passado pelas páginas dos livros. Vivemos em um mundo onde temos um elemento que é visto por muitos como inútil, mas decorre a história dos povos que conseguiram autonomia no pensamento e apropriação de seus destinos: a leitura.

Foi a partir deste aforismo que a Gulliver Editora e da Boutique do Livro, empresas que há anos atuam no mercado editorial brasileiro, desenvolveram o projeto FLID, Festa Literária de Divinópolis, em Minas Gerais, evento que visa resgatar e estimular o prazer pela leitura, incentivando a aproximação do público da região Centro-Oeste do Estado com os livros de maneira lúdica e festiva.

Através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura e pela patrocinadora Unimed-Divinópolis, o evento terá a presença de autores e ilustradores de renome nacional, com o objetivo principal de inserir a Cidade do Divino no Circuito Nacional de Festas Literárias. Entre os convidados, se destaca a participação de Adélia Prado na noite de abertura do evento. Adélia, que vive em Divinópolis, disse ao aceitar prontamente em participar do evento, que projetos como este “é preciso acreditar e fazer ou fazer”.

A FLID será realizada em três dias, 29, 30 e 31 de agosto, no Teatro Usina Gravatá e seu entorno, onde serão realizados debates com autores nacionais e divinopolitanos, shows musicais e artísticos, exposições e contação de histórias para crianças. Além de Adélia Prado, o evento também contará com a participação do músico Paulinho Pedra Azul, As Meninas de Sinhá, a autora Stella Maris Rezende, a compositora e blogueira Fernanda Mello, o cordelista Fábio Sombra e muitas outras atrações.

Com isso, a FLID oferece a Divinópolis e região uma ampla e qualificada programação com entrada gratuita, de interesse para todas as faixas etárias e segmentos da população, com enfoque especial nas questões relacionadas ao livro e à leitura, com fulcro na difusão e no estímulo à produção artística, literária, cultural, intelectual e editorial de nossa cidade.