Fórum das Letrinhas abre inscrições para escolas

29/9/2014 – 18:59h

Instituições já podem cadastrar seus alunos para participar das atividades literárias, que serão realizadas de 25/10 a 1º/11, em Ouro Preto.

Estão abertas as inscrições para o Fórum das Letrinhas, programação infantojuvenil que integra o Fórum das Letras de Ouro Preto. Escolas públicas e privadas de todo o Estado podem inscrever seus alunos para participar do ciclo de atividades, que acontecerá entre os dias 25 de outubro e 1º de novembro, na cidade barroca mineira. Palestras com autores, lançamentos de livros, jogos literários, apresentações teatrais e oficinas de criação fazem parte da agenda.

Estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental podem participar das atrações, que são inteiramente gratuitas, e as escolas de Ouro Preto e região inscritas no projeto receberão ações já a partir de setembro. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail forumdasletras2014@gmail.com.

Estão confirmados para o encontro os autores infantis Soraia Vasconcelos (ABC da Criançada, Ed. Miguilim), Christine Azzi (Os vestidos de Frida) e João Cilli (As dúvidas de Roquito, Os sonhos de Roquito e As viagens de Roquito – Ed. Coruja). Os ilustradores Maurizio Manzo, Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho serão responsáveis pelas oficinas. As atrações acontecerão em espaços distintos, como a Tenda da Vale, Biblioteca Pública de Ouro Preto e Museu da Inconfidência. Mais detalhes estão disponíveis no site www.forumdasletras.ufop.br.

Para a coordenadora, Tereza Gabarra, o Fórum das Letrinhas deve ser visto como uma importante ferramenta pedagógica. “Nossa intenção é contribuir, de forma efetiva, com a difusão do conhecimento, valorizando e incentivando o hábito da leitura e o contato com o universo lúdico capaz de encantar crianças e adultos”, afirma.

O evento

O Fórum das Letras de Ouro Preto oferece também uma intensa programação voltada para os adultos. De 29 de outubro a 2 de novembro, serão realizados diversos debates, com o tema “Escritas em Transe”. Estarão presentes escritores como Kously Lamko, Mohsen Emadi, Care Santos e Patrick Straumann. Entre os brasileiros, estão confirmados Paulo Markun, Ricardo Kotscho e Zuenir Ventura.

O evento inclui também o Ciclo Jornalismo e Literatura, direcionado para estudantes, profissionais e outros interessados na área. Audálio Dantas (Presidente da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas), Daniela Arbex (Tribuna de Minas), Eliane Brum (El País), Luiza Villaméa (Revista Brasileiros), Mário Magalhães (colunista UOL) e Natália Viana (Agência Pública) são alguns dos convidados.