Esta semana tem mais festa na Fundação Mokiti Okada

A história "Emengarda, a barata" será contada pelo seu criador Pierre André

12/10/2014 – 23:15h

A Fundação Mokiti Okada, em Belo Horizonte, dedica uma programação especial para as crianças entre os dias 13 e 17 de outubro com oficinas, narração de histórias, teatro e poesia com entrada gratuita para elas e seus acompanhantes, à Rua Ouro Preto, 756, no Barro Preto.

No dia 13 de outubro, às 15:00h, será realizada a oficina sobre desenho infantil sob a orientação de Ronaldo Lara. Os pequenos participantes serão incentivados para a arte e aprenderão dicas para criarem seus desenhos.

No dia 14 de outubro, o tema é literatura infantil. Serão realizadas duas oficinas com Márcia Rodrigues a partir das 15:00 horas. A primeira chama-se “Cordel, que bicho é esse?” e, em seguida, uma oficina de tela e texto vai fazer as crianças refletirem: “Você está fazendo sua parte no planeta?”

O teatro de sombras “História em família” será apresentado em dois dias pelo artista plástico Tiago dos Reis: dia 15 e 16, às 17:00 horas.  Ainda no dia 15, às 15:00 horas, Poesia ao pé da árvore é a atividade que a ambientalista e escritora Eurides Lemos vai comandar com o tema “Meio ambiente e poesia,  na Primavera, quem diria?” através da montagem de um painel interativo. Em seguida, na atividade Canções e encantos infantis, Eurides apresentará um recital de poesia interativo com participação da plateia, além de cantigas e brincadeiras de roda.

Eurides Lemos vai montar com os participantes um painel com as cores da reciclagem

Narração de histórias

Crianças adoram ouvir histórias e, quando são contadas por Pierre André, elas se divertem mais ainda por causa da interatividade que ele estabelece com a plateia. No palco da narração, age como um ator versátil, capaz de representar vários personagens ao mesmo tempo. De sua mala, sempre surgem objetos coloridos para manter acesa a curiosidade dos participantes, além das canções e brincadeiras das quais utiliza para surpreender.

No dia 16 de outubro, às 15:00 horas, Pierre André vai narrar histórias de dois livros infantis: “Emengarda, a barata”, de sua autoria, ilustrado por Juliana Buli, Editora Aletria, e “O abraço das cores”, de autoria de Rosa Maria Miguel Fontes, ilustrado por Nelson Tunes, Editora Miguilim. Esta experiência de encantar através da arte literária, Pierre André repete às 19:00 horas para adultos com o tema “Vamos acordar os sonhos”.

O narrador de histórias Pierre André tem sempre uma surpresa para as crianças

No dia 17, a partir das 15:00, será a vez da oficina de poesia cênica “Caminhos da Poesia” com orientação de Bilá Bernardes. A artista utiliza um tapete vermelho de TNT com poemas impressos em papel A4 espalhados sobre a superfície. A primeira parte da oficina consiste numa caminhada sobre o tapete, com pés descalços, buscando o sentido dos poemas e, em seguida, interpretação e declamação. Ao final, os participantes são convidados para criarem versos com distribuição de lápis e papel para quem quiser escrever. O tema da dinâmica será a Primavera.

Aliás, toda esta programação integra o evento “Vem ver é Primavera” que começou em meados de setembro e segue cumprindo uma série de atividades artísticas e culturais até o final deste mês em comemoração à estação das flores e o mês das crianças.

Mais informações: Fundação Mokiti Okada – Rosamara, coordenadora do evento “Vem ver é Primavera” – Fones: 3337-6469 e 9957-0221