Fórum das Letras tem edição recorde

22/10/2014 – 22:14h

Evento será realizado entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em Ouro Preto, com o tema “Escritas em Transe  e  a presença de 100 escritores nacionais e internacionais.

O ator e escritor Gregório Duvivier participa da programação dirigida aos jovens

As relações entre literatura, arte e política serão discutidas durante o Fórum das Letras de Ouro Preto. O evento, já consagrado como um dos mais importantes do gênero no país, será realizado entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, com o tema “Escritas em Transe”, e reunirá um número recorde de atrações, debates, apresentações teatrais e outras atividades gratuitas, que tomarão conta da cidade histórica mineira. A abertura do evento será feita pela cantora e escritora Adriana Calcanhoto, que apresentará um pocket show, seguido de um debate com a plateia.

O Fórum das Letras é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o objetivo de estimular o diálogo entre autor e público participante, contribuindo para a difusão da produção literária e editorial brasileira, além de valorizar a importância de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, nos âmbitos turístico e cultural. O encontro é organizado por um conselho, reunindo professores curadores de diversas áreas.

Em 2014, o Fórum registrará um crescimento em relação aos anos anteriores: ao longo de cinco dias, serão recebidos cerca de 100 convidados, que participarão de seis diferentes atrações: Programação Principal, Ciclo Jornalismo e Literatura, Fórum das Letrinhas, Ciclo de Debates e #DasLetras, novo espaço dedicado especialmente para o público jovem. Paralelamente, será realizado também o Fórum das Letras Jurídicas, organizado pelo curso de Direito da UFOP. Entre os autores internacionais confirmados estão a espanhola Care Santos, o iraniano Mohsen Emadi, a hondurenha Julia Olivera, a portuguesa Lídia Jorge e o suíço Patrick Straumman.

Um dos momentos mais importantes desta edição será o anúncio e celebração da Primeira Casa Refúgio do Brasil, com a presença do diretor do International Cities of Refuge Network (ICORN), Helge Lund. O Fórum das Letras também receberá a representante de ICORN no Brasil, Sylvie Debs; o acting executive director do PEN International, Carles Torner, assim como dois escritores atualmente hospedados pelo ICORN: o poeta Mohsen Emadi (Irã) e a poeta Julia (Honduras) para discutir a condição em que vivem e viveram essas vítimas da luta pela liberdade de expressão. Eles participarão de um debate sobre os temas abordados, bem como sobre a criação de CAsas BRAsileiras de Refúgio (CABRA), filiada ao ICORN.

Programação principal

Realizada no Cine Vila Rica, a programação principal do evento contempla profundas discussões sobre a produção literária e a relação dos autores com suas respectivas obras e a contemporaneidade, refletindo as análises e reflexões de personalidades essenciais para a cultura brasileira, com destaque para a questão política. Alguns destaques serão as mesas “Reflexões à margem da histórica”, com Cláudio Aguiar, Frei Betto e Mário Magalhães; “Herzog: símbolo da liberdade de expressão”, com Audálio Dantas, Paulo Markun, Ricardo Kotscho e Zuenir Ventura; “1964: crônica de um golpe anunciado”, com Heloísa Starling, Lucília Neves e Nilmário Miranda; e “O Brado Retumbante: a reconquista da democracia no Brasil”, com Fernando Morais, Geneton Moraes Neto, Lira Neto e Paulo Markun.

Programação para crianças e jovens

Incentivar o hábito da leitura, desde o início, é um dos principais objetivos do Fórum das Letrinhas, projeto infantojuvenil que integra o Fórum das Letras de Ouro Preto. A iniciativa, coordenada pela pedagoga Tereza Gabarra, é voltada para escolas da rede pública e privada de Minas Gerais e inclui palestras com autores, lançamentos de livros, jogos literários, apresentações teatrais e oficinas de criação, contribuindo assim com a transformação social e cultural de milhares de crianças e adolescentes. Em 2014, a programação incluirá 19 ações diferentes, realizadas em espaços distintos, como a Tenda da Vale, Biblioteca Pública de Ouro Preto e Museu da Inconfidência, além de instituições de ensino de Ouro Preto e região. Um dos destaques da programação promete ser a oficina ministrada pelos roteiristas da equipe Maurício de Souza, Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, no dia 31 de outubro.

Outra novidade desta edição do Fórum das Letras será a realização de uma programação inteiramente dedicada ao universo jovem e com debates a respeito de questões comportamentais que interessam a pessoas de todas as idades. O ator e escritor Gregório Duvivier participa pela primeira vez do evento, que também tem confirmada a participação de Ana Paula Maia, Fabrício Carpinejar, Tico Santa Cruz e Férrez. Sites, blogs e outras experiências literárias também estão em pauta e serão debatidos por nomes da nova geração de autores brasileiros como Clarice Freire e Pedro Gabriel. A programação conta ainda com a revelação da literatura policial brasileira, o carioca Raphael Montes. A curadoria do #DasLetras é de Cilza Bignotto.

As novidades e programação completa podem ser acompanhadas pelo site www.forumdasletras.ufop.br