Prêmio Jabuti terá nova apuração

20/10/2014 – 21:06h

A Câmara Brasileira do Livro informou hoje que haverá nova apuração para o Prêmio Jabuti, cujos ganhadores já haviam sido anunciados na semana passada, na categoria “Literatura Infantil”. Mais quatro categorias também terão os votos revistos: “Capa”; “Artes e Fotografia”; “Economia, Administração e Negócios”; ”Teoria e Crítica Literária”.

Os coordenadores alegam que a medida visa “garantir absoluta igualdade de critérios a todos os concorrentes e reconhecendo ser imperioso reparar de modo pleno a não atribuição de notas a alguns quesitos e obras finalistas, percebida na cerimônia de apuração, a CBL e o Conselho Curador do prêmio decidiram: solicitar aos jurados das cinco categorias que, quando for o caso, completem e reenviem seus votos.

A nova apuração, também em sessão pública, será realizada nesta quinta-feira 23/10, na sede da CBL, a partir das 13 horas. Os resultados definitivos, com eventuais alterações, serão proclamados.

“Com tais iniciativas, nesta  56ª edição do Jabuti, o mais reconhecido e valorizado prêmio brasileiro do mercado editorial ao longo de mais de meio século, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Conselho Curador acreditam estar reforçando a credibilidade e prestígio do certame. Ao identificar problemas e repará-los com transparência e sem hesitação, todos os esforços foram feitos para garantir critérios equânimes na avaliação das obras inscritas”.