Vencedores do Jabuti

16/10/2014 – 23:20h

A Câmara Brasileira do Livro está divulgando os vencedores do 56º Prêmio Jabuti, considerado atualmente como a maior condecoração literária do País. As três obras, das 27 categorias contempladas, que receberam a maior pontuação dos jurados foram consideradas premiadas, em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. O blog Conta uma História destaca as categorias Infantil, Juvenil e Ilustração Infantil e Juvenil. A lista completa dos demais vencedores pode ser conhecida no site: www.premiojabuti.org.br/resultado.

O resultado foi validado pelo Conselho Curador do prêmio e pela Auditoria Parker & Randall. O júri, formado por especialistas de cada categoria, será revelado na entrega do prêmio aos vencedores, em novembro, ocasião em que serão anunciados os Livros do Ano de Ficção e Não Ficção. “A gente está cada vez mais sofisticando os critérios de avaliação dos livros inscritos e as discussões na apuração de hoje mostraram que estamos no  caminho certo. Estou bastante satisfeita com os resultados do Jabuti 2014”, comenta a curadora do prêmio, Marisa Lajolo.

A estatueta do Jabuti chegará às mãos dos premiados no Auditório Ibirapuera, São Paulo, no próximo dia 18 de novembro. Os laureados em todas as categorias receberão o troféu Jabuti; já os classificados em primeiro lugar, além da estatueta, recebem o valor de R$ 3,5 mil. Os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – não Ficção serão contemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada.

Premiados

Infantil

1º Lugar – Breve história de um pequeno amor – Autora:  Marina Colasanti – Editora: Editora FTD

2º Lugar –  Da Guerra dos Mares e das Areias: fábula sobre as marés – Autor: Pedro Veludo – Editora: Editora Quatro Cantos

3º Lugar – Título: Poemas que escolhi para crianças – Autora: Ruth Rocha – Editora: Editora  Moderna

Juvenil

1º Lugar – Fragosas Brenhas do Mataréu – Autor: Ricardo Azevedo – Editora: Ática

2º Lugar –  As gêmeas da família – Autora: Stella Maris Rezende – Editora Globo

3º Lugar –  Uma escuridão bonita – Autor: Ondjaki – Editora Pallas

Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil

1ºLugar –  Bárbaro – Ilustrador: Renato Moriconi – Editora: Companhia Das Letras

2ºLugar –  Naninquá, a moça bonita – Ilustradora: Ciça Fittipaldi –  Editora DCL

3ºLugar –  Conselho – Ilustrador: Odilon Moraes – Editora: Gráfica Editora Stamppa/ Escrita Fina Edições/ Tinta Negra Bazar Editorial