Mais dois ‘Jabuti’ para Marina Colasanti

25/11/2014 – 21:44h

“Breve história de um pequeno amor” (FTD, 2013), de Marina Colasanti, foi escolhido, na semana passada, pelos jurados da 56ª edição do Prêmio Jabuti como Livro do Ano de Ficção. A obra, que também levou o Jabuti de primeiro lugar na categoria Infantil, conta uma história vivida pela própria autora: uma escritora que encontra um ninho com filhotes de pombo e decide cuidar dos animais. Por meio de uma envolvente prosa poética, o leitor compartilha as hesitações e os sucessos de uma história de crescimento e desenvolvimento. Como o próprio nome da obra diz, esta é uma história de amor, mas também de ciúme, aflição, paciência, saudade, preocupação, entre outros sentimentos.

“Foi uma surpresa! Geralmente livros infantis não recebem o ‘Livro do Ano’ e os livros premiados na categoria infantil não costumam ser muito divulgados”, diz Marina.

Esta foi a segunda vez que a autora, detentora de sete Jabutis, foi agraciada com o Livro do Ano. E é o segundo ano consecutivo que a Editora FTD é premiada na categoria Infantil. A obra ainda foi vencedora do Prêmio FNLIJ 2014.

A escritora

Marina Colasanti nasceu em Asmara, na Eritreia, país vizinho ao Sudão e à Etiópia, mas veio para o Brasil ainda menina. Em 1952, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Trabalhou em jornais como editora, cronista, redatora e ilustradora, dedicando-se paralelamente à literatura.

Tem mais de trinta livros publicados entre contos, crônicas, poesias, ensaios e livros infantis. Reúne em sua biografia inúmeros sucessos como: “Eu sozinha”, “Nada na manga”, “A morada do ser”, “Contos de amor rasgados”, dirigidos ao público adulto.

Em 1979, publicou “Uma ideia toda azul”, seu primeiro livro para crianças. Deu continuidade a esse trabalho escrevendo “Doze reis e a moça no labirinto do vento”, “O lobo e o carneiro no sonho da menina”, “Um amigo para sempre”, “Intimidade pública”, “Entre a espada e a rosa”, tendo ilustrado a maioria de suas obras infantis e juvenis.

Marina Colasanti concedeu uma entrevista exclusiva ao blog.

Ela fala sobre a arte de escrever para crianças e do livro premiado duas vezes numa mesma edição, o 56° Jabuti. Clique à direita da tela na categoria Entrevistas para conhecer um pouco mais sobre esta escritora tão querida pelos brasileiros.