Os 40 anos de carreira de Savary

24/11/2014 – 20:49h

Feliz com a notícia que vem da escritora carioca Flávia Savary: este mês acontecem três celebrações em torno de seus 40 anos de carreira. E quando se considera 40 anos, inclui-se também o tempo em que ela atuou como ilustradora.

A primeira delas será no SESC Teresópolis, de 25 a 28 de novembro, e a segunda na II FliSerrana, festa literária da região serrana fluminense, sob curadoria de Andrea Taubman, no dia 29 de novembro, sábado. Finalmente, na Livraria da Travessa Leblon, no Rio, dia 7 de dezembro, a partir das 17:00h, Flávia Savary lança “A roupa nova do arco-da-velha”, Editora Cidade Nova, em parceria com seu pai, o ilustrador Jaguar.

“Em 40 anos de dedicação, quem gosta do que faz não apenas constrói uma obra, mas também sólida rede de afetos. E a ideia contagiou amigos autores, ilustradores, editores, enfim, o povo que traz os livros à luz”, explica a escritora.

Carioca e formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, já publicou 28 livros para as crianças  em editoras do Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Sua alma de artista, porém, não se limita às letras. Antes mesmo de começar a escrever histórias, Flávia Savary atuava como ilustradora. Ela é desenhista e, mais do que isto, plenamente comprometida com os princípios da arte.

Certa vez, em entrevista ao blog, ela disse que a literatura precisa humanizar. Afinal, essa é a finalidade de toda expressão artística. “Se não toca, não vibra, não sensibiliza, não é boa literatura. A arte precisa resgatar a condição humana, daí tem que ser bela e criativa”, esclarece a escritora.

Savary também não se prende a fórmulas ou outro requisitos: “Eu escrevo para gente e é nisso que acredito”, frisa. E aponta um dado auspicioso: no Brasil, a literatura infantil tem excelente qualidade em todos os setores de produção. “Escritor, ilustrador e editor devem ser parceiros e, quando isso acontece, reflete muito bem na obra”. Esta postura profissional da escritora é reconhecida dentro e fora do país.

Flávia Savary detém cerca de 80 prêmios literários em todos os gêneros no Brasil e no exterior. Participou de várias coletivas com seu trabalho de ilustradora e artista plástica. Tem poemas, crônicas, contos e peças teatrais em obras voltadas para adultos e crianças, publicadas em mais de 40 antologias.

A festa dos 40 anos

25/11/14, das 18h às 22h, no Teatro Sesc da Unidade Teresópolis. Grátis. Livre.

Leitura e reflexão – Palestra e Workshop com Flávia Savary e Marly Draeger

O projeto visa oferecer aos educadores da cidade de Teresópolis encontros mensais com profissionais da literatura brasileira. Em novembro: “A Censura de Livros na Escola”. Curadoria e mediação de Ana Maria de Andrade.

26 e 28/11/14, das 10h às 14h, em Escolas Municipais. Grátis. Livre

Fala autor, Flávia Savary

Encontro com a escritora e tarde de autógrafos do livro “A Roupa Nova do Arco-da-velha”, ilustrado por Jaguar. Participação especial da Companhia Livro Aberto de Teatro fundada por Sylvia Orthof.

28/11/14, das 19h às 22h, no Sesc Café. Grátis. Livre

Lançamento de livros

“A Roupa Nova do Arco-da-velha” (Ed. Cidade Nova), “É de morte!” (Ed. FTD), “O Mundo muda… se a gente ajuda” (Ed. FTD), “Vida, aqui vou eu!” (Ed. FTD) e “Piparotes de poesia” (Ed. Dimensão)

Flávia Savary reconta, com muito humor, seis fábulas “literalmente” do arco-da-velha. Presente em todas as páginas, o ratinho Sig, símbolo do saudoso jornal O Pasquim, criado pelo cartunista Jaguar, pai da autora, que também ilustra o livro. Jaguar, por sua importância nas artes brasileiras, recebe a homenagem da filha na obra.

“Piparotes de poesia” traz versos especialmente criados para os pequeninos. “O Mundo muda… se a gente ajuda!” e “Vida, aqui vou eu!”, livros de apoio à Campanha da Fraternidade 2015, que tratam de temas a serem revistos urgentemente pelas novas gerações. Finalmente “É de morte!” instiga o leitor a repensar valores, entre os quais a vida e o tempo.

28/11/14, das 21h às 22h, no Sesc Café. Grátis. Livre

Poemas & Canções, com Arthur DE Paula:

O cantor e compositor apresenta suas músicas em parceria com Flávia Savary.

II FLISERRANA – Dia 29 de novembro de 2014, único dia do evento, das 9 às 20 horas, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, Teresópolis, RJ

A II edição da FliSerrana, Festa Literária Serrana Fluminense, presta homenagem aos 40 anos de carreira da autora, ilustradora e dramaturga Flávia Savary, desde os tempos em que ela ilustrava livros de autores como Ana Maria Machado, Fausto Wolff, Haroldo Maranhão, Sonia Hirsch, entre outros.