Férias animadas em Ouro Preto e região

14/1/2015 – 20:22h

Com atividades gratuitas e programação especial, festival traz espetáculos teatrais, show, piquenique literário, gincana e muitas brincadeiras.

A 4ª edição Festival Diversão Arte Verão vai agitar Ouro Preto, de 16 a 24 de janeiro, com atrações culturais para todos os gostos. As crianças têm direito a uma programação especial, com muitas brincadeiras e diversão.

As crianças do distrito de Antônio Pereira, por exemplo, vão poder se encantar com o mundo dos livros, no Piquenique literário. É uma atividade do Programa Sempre Viva Leitura, organizado por Heloísa Davino, Filipe Lage e Aishã Coracy, que buscam o incentivo e estimulo à leitura a partir da interação com livros organizados em cestos, toalhas no chão e malas. Um espaço de inspiração pra fazer brotar sonhos, ideias, aspirações e a paixão pela leitura/literatura.  Será no dia 16, às 14h, na Quadra de Esportes do distrito.

A seguir, às 15h, é a vez da Gincana com Brincadeiras de Verão com diversão, pipoca e algodão doce para a criançada.

A Turma da Nana traz ao Circuito Brincando de Brincar o resgate de brincadeiras e cantigas de roda. A Nana se apresenta em um pocket-show com diversos instrumentos (violão, ukelelê, pandeiro e acordeom) e convida ao público para cantar junto canções como Cabra Cega, Aquecimento, Mamãe posso ir, Peixe Vivo, Borboletinha, Alecrim e Sambalelê.

Nana traz, também, a macaca Lica, em um número de ventriloquia que arranca risos da plateia. Brincadeiras, diversão em família e interação a todo o momento com o público é a marca registrada do show. Serão duas apresentações: no dia 17, sábado, das 14h às 18h, na Quadra de Esportes do distrito de Antônio Pereira; e no dia 18, domingo, às 15h, no Largo Marília de Dirceu, no bairro Antônio Dias.

O teatro é uma das principais atrações do Festival Diversão Arte Verão. No dia 16, o marionetista Catin Nardi leva a Caixa de Teatro Lambe-lambe ao distrito de Antônio Pereira. Catin é diretor da Cia. Navegante de Teatro de Bonecos, da cidade de Mariana também inserida na região. O espetáculo acontece às 16h.

Se tamanho não é documento, Miniteatro Moto-Expresso de Bonecos vai mostrar, com um mini espetáculo de bonecos com a técnica de Lambe-lambe, dentro de um baú de moto: Cirk In! Cenas independentes. O Grupo Caixa 4 traz uma peça criada especialmente para o Festival,“A Cena com o Poema, Meu Sonoro Passarinho de Tomás Antônio Gonzaga”, que se apresenta no dia 18, domingo, a partir das 18h,no Largo Marília de Dirceu, no bairro Antônio Dias.

No Teatro do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acontecem dois espetáculos infantis. No dia 19, segunda-feira, às 19h, tem a peça A menina que entra em livros, da Lima Produções Culturais. É a história de Júlia, uma menina, filha única, que se desespera ao saber que vai ganhar um irmãozinho e em função disso terá que dividir seu quarto com ele. Enquanto o quarto é reformado, a menina é obrigada a dormir na biblioteca, onde acaba entrando em um livro para encontrar a solução de seus problemas, e redescobrindo o mundo mágico da literatura.

No dia 20, terça-feira, às 19h, é a vez da estreia do espetáculo Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis, da Lima Produções Culturais. Com a trilha feita por músicos, cenário mágico e figurino de cores vibrantes em uma grande brincadeira de criança, as embalagens dos produtos de uma despensa dão vida ao clássico romance trágico de Shakespeare. A rixa entre os metais e os plásticos tornará impossível o amor entre a latinha de refrigerante e a garrafa pet. Mas será que eles precisam ter o mesmo fim? O espetáculo homenageia os 450 anos aniversário de Shakespeare, comemorados em 2014, apresentando sua mais famosa história como uma releitura para o público infantil.

Nesta 4ª edição, os espetáculos do Festival Diversão Arte Verão serão apresentados no Teatro do Centro de Artes e Convenções da UFOP. As peças têm a curadoria do ator, diretor, iluminador e produtor Marcelo Carrusca. As senhas para os espetáculos devem ser trocadas por um item de higiene pessoal ou de limpeza, na portaria do Teatro, uma hora antes do espetáculo.

A programação é gratuita. Para os espetáculos no Centro de Artes e Convenções é necessário retirar a senha com uma hora de antecedência, na portaria do Teatro. As senhas serão trocadas por um item de higiene pessoal ou de limpeza.

Informações: (31) 3551-3546

Programação completa e mais informações:

festival.diversaoarteverao@gmail.com

festivaldiversaoarteverao.blogspot.com.br