Novo personagem da Turma da Mônica

31/1/2015 – 21:37h

No dia seguinte às comemorações do Dia Nacional dos Quadrinhos, celebrado em 30/1, o mais importante cartunista do Brasil, Maurício de Sousa, anunciou um novo personagem para a Turma da Mônica. Ele se chama Marcelinho e, como aconteceu com os anteriores, também foi inspirado em seu filho, o caçula, que tem 16 anos de idade. As tirinhas brincam com números, incentivam consumo consciente e atitudes sustentáveis. Marcelinho vai dar bons exemplos.

Estreia hoje (31/1) o mais novo personagem da Turma da Mônica: Marcelinho. O caçula da Turminha é também o mais novo dos 10 filhos do desenhista Mauricio de Sousa, Marcelo Sousa. Entre suas principais características, o jeito econômico, seja na hora de comprar (ou não comprar nada), seja na hora de usar água. “O Marcelinho nasceu com esse chip da economia. Usa o tênis até gastar, sempre apagou a luz ao sair do quarto e não pode ver uma torneira aberta sem necessidade”, conta Mauricio.

A ideia de criar o personagem já tem alguns anos, mas contava com a resistência do homenageado. “Eu queria chamar o novo membro da Turma de ‘Marcelinho, O Certinho’, mas o Marcelo não queria pagar mico com os colegas de escola. Então concordei em tirar o ‘certinho’. Mas que ele é certinho, é”, conta Mauricio.

O tempo passou, Marcelinho cresceu, e o cenário se alterou. “Meus amigos no colégio diziam que não acreditavam como eu podia não querer ser personagem. Eu sou bem desse jeito mesmo, as características estão corretas”, diz Marcelinho, que este ano já pensa no vestibular: algo ligado a artes, publicidade ou administração. Marcelinho desenha e muito bem, inclusive sua versão em quadrinhos, seguindo os passos do pai e da irmã Marina, que, também divide o trabalho de aprovação de roteiros com Mauricio.

As tirinhas ligadas a finanças são inspiradas em situações reais vividas pelo cartunista com o filho. “As histórias passam uma mensagem de cuidado com economia e finanças. Ele tem esse cuidado naturalmente. Quando vamos ao shopping e pergunto para ele: ‘precisa de alguma coisa?’ quase nunca ele diz que sim. Aí eu insisto: ‘mas esse sapato já deu’. E ele: ‘não, ainda dura um pouco mais’.” Dentro do universo dos números, as tirinhas trarão contas curiosas, como a que mostra que, se dormirmos 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.

Unir arte, divertimento e educação faz parte do DNA da Turma. “Se os quadrinhos podem sugerir comportamentos, maravilha. Já fazemos isso em nossas historinhas e queremos, cada vez trabalhar com educação, aqui no Brasil e no mundo. Nossos gibis são publicados em mais de 30 países sem qualquer adaptação, apenas traduzidos”, diz o pai da Turma.

As tirinhas começam em nosso site, mais adiante irão para os jornais e os gibis da turminha, e podem se expandir para outras plataformas, como já aconteceu com os irmãos. Afinal, Mônica, Magali, Maria Cebolinha, Marina, Nimbus, Do Contra, Professor Spada/Dr. Spam e as gêmeas Vanda e Valéria são todos filhos de Mauricio de Sousa. Na vida real, porque nos quadrinhos essa família já passa de 400 integrantes. “Agora, é esperar a cobrança dos netos”, diz Mauricio, que completa 80 anos em outubro e tem 11 netos. “Por enquanto”.

A publicação será inicialmente exclusiva no site da Turma da Mônica com uma nova tira semanal sendo postada a cada quinta-feira. Depois, poderá entrar nas tiras publicadas em jornais pelo Brasil e nas historinhas das revistas mensais da Turma da Mônica.

O novo personagem

Marcelinho é um garoto de 7/8 anos que adora jogar futebol e vive às voltas com a Turma do Bermudão. Apesar de aparentar ser um garoto como qualquer outro da sua idade, Marcelinho tem a mania de ser extremamente certinho. Não gosta de desperdício, dobra todas as suas roupas, presta atenção nos seus gastos e se dá muito bem com números.

Curiosidade: O personagem foi baseado no filho caçula do Mauricio de Sousa que, quando pequeno, era realmente preocupado em ser certinho. Certo dia, ao ver que o pai usava mais água do que o necessário para escovar os dentes, Marcelinho disse “Pai, assim a água do mundo vai acabar!”. Daí nasceu o personagem.

Fonte: Site da Turma da Mônica