O belo, sim, é fundamental

9/2/2015- 10:25h

Ilustradores brasileiros já podem inscrever seus trabalhos para a 25ª Bienal de Ilustração de Bratislava de 2015.

A beleza dos livros infantis é incontestável. As produções cada vez mais ousam em criatividade. As imagens, antes mantidas em segundo plano, vêm ganhando papel de protagonista e são tão importantes quanto o texto. Isso sem falar nas produções sem texto que utilizam apenas de ilustrações para narrarem uma história: são os livros de imagem.

Sendo assim, os profissionais gráficos e ilustradores têm recebido atenção especial do mercado e das diversas instituições que atuam no segmento, através de eventos e premiações, defesa dos direitos autorais, formação, etc. Um bom exemplo é a Bienal de Ilustração de Bratislava (BIB), que vai acontecer em outubro, na Eslováquia. Aqui, no Brasil, os preparativos para este evento internacional já estão na pauta da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Como seção brasileira do International Board on Books (IBBY) e parceira da Bienal, a fundação está convidando os ilustradores brasileiros de livros para crianças e jovens para participarem do evento. Eles devem enviar seus livros publicados entre 2013 e 2015 para seleção das obras até o dia 23 de fevereiro.

A FNLIJ retomou a parceria com a BIB e fará a seleção dos ilustradores e ilustrações. Assim, cada ilustrador selecionado será comunicado pela FNLIJ e deverá enviar seus trabalhos diretamente para a BIB até 1° de abril, arcando com os custos de remessa de livros e das artes, bem como o retorno das ilustrações.

Para participar da seleção, envie seus livros para:

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ

Assunto: BIB 2015

Rua da Imprensa, 16 – salas 1212 a 1215 / 20030-120 – Rio de Janeiro – RJ