Prêmio Cidade de Belo Horizonte

28/3/2015 – 11:00h

O prêmio literário mais antigo do país está com inscrições abertas até maio.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), abriu inscrições para a edição 2014 do Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte. Essa é a mais antiga premiação literária do país. A edição deste ano irá contemplar obras em duas categorias: conto e poesia. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 18 de maio de 2015.

A obra vencedora em cada categoria receberá um prêmio de 50 mil reais. Podem participar do concurso apenas pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas. O regulamento do Concurso foi publicado no Diário Oficial do Município e está disponível para consulta nos sites www.bhfazcultura.pbh.gov.br e www.pbh.gov.br/cultura.

Como se inscrever
As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de maio de 2015, de terça a sexta (exceto feriados), das 9h às 17h, pessoalmente na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, ou enviadas via Correios para a Rua Carangola, 288, térreo, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-240. A ficha de inscrição e a relação de toda a documentação solicitada aos candidatos estão disponíveis nos sites www.bhfazcultura.pbh.gov.br e www.pbh.gov.br/cultura.

Avaliação e resultado
As obras que forem habilitadas a participar do concurso serão avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por três especialistas de reconhecido prestígio em cada categoria. As obras vencedoras, bem como as possíveis menções honrosas serão conhecidas até o dia 26 de outubro de 2015.

Prêmio de tradição
Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte é o concurso literário mais antigo do país. Um de seus principais atributos é o fato de o concurso premiar apenas obras inéditas. A cada edição, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte contribui para o surgimento de novos escritores e obras. Autores como Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luis Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes, entre outros, integram a galeria de vencedores do concurso. A última edição do Prêmio Cidade de Belo Horizonte recebeu número recorde de inscritos (1712), com a participação de autores de todas as regiões do país e até de brasileiros que moram no exterior.