“A literatura como resgate da velha infância”

22/4/2015 – 10:46h

A Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Festival Literário (Flipoços), juntamente com a edição infantil, (Flipocinhos), que completam 10 anos em 2015, será realizado entre os dias 25 de maio e 3 de maio. “A diversidade literária e cultural continua sendo um dos pontos mais fortes de nosso evento. Convidamos escritores com características diferentes capazes de atrair leitores de todas as faixas etárias, gostos, estilos e gêneros”, diz Gisele Ferreira, diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o Flipoços.

O patrono da edição 2015 do festival será o escritor e cartunista Ziraldo. O bate-papo com Ziraldo, a palestra master, que gera grande interesse, será no domingo, 26 de abril, entre 20h00 às 21h30. Suas histórias e personagens, como “O Menino Maluquinho”, ainda hoje despertam interesse dos pequenos. E uma legião de adultos cresceu lendo essas mesmas histórias. Tudo a ver com o evento e sua temática de 2015: “A literatura como resgate da velha infância”.

A ideia é incentivar as crianças a descobrirem na leitura uma forma de se tornarem adultos mais cultos e sadios. Ao mesmo tempo, espera-se convocar os adultos para que se lembrem dos tempos de infância, em que ter um bom livro às mãos também era um momento de muita alegria.

Este ano, a Flipoços vai homenagear Portugal e os organizadores firmaram parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil e com o Camões Instituto da Cooperação e da Língua com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre as duas culturas. Os autores portugueses José Luis Peixoto e José Miguel Ribeiro têm participação confirmada. O primeiro é escritor. O segundo é cineasta e ilustrador.  “Eles são bastante conhecidos em Portugal e a presença deles em nosso evento está relacionada ao esforço que a embaixada portuguesa no Brasil está fazendo para levar o Flipoços para Portugal”, diz a diretora da GSC.

A realização do Flipoços em território luso e a vinda dos portugueses, indicados pela embaixada portuguesa, também tem como objetivo intensificar o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. Desejo esse compartilhado pelo Ministério da Cultura.

O Festival Literário acontece em Poços de Caldas, cidade que fica localizada no sul de Minas Gerais em uma região montanhosa de natureza exuberante e clima ameno. É uma das mais lindas cidades turísticas do Brasil com forte apelo literário. Poços de Caldas também recebeu o honroso título em 2013 de “cidade do Estado com o maior índice de leitores” em pesquisa realizada pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), entidade ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Nas últimas três edições o Festival vem oferecendo aos visitantes do Flipoços e da Feira da Nacional do Livro e, este ano, eles ganham a oportunidade de contato direto com alguns dos mais destacados escritores contemporâneos portugueses, além dos brasileiros. Abaixo, divulgamos os autores de literatura infantil e juvenil convidados do Flipocinhos.

A programação completa, palestra a palestra; debate a debate está no site http://www.flipocos.com/novosite/?page_id=950