Abril é um mês especial

17/4/2015 – 21:57h

Em abril, são comemoradas as datas mais significativas para o livro infantil e, a partir delas, surge uma série de eventos dirigidos às crianças, que tornam o mês muito especial no calendário da literatura. Em 2/4, os países ressaltam o Dia Internacional do Livro Infantil; já no dia 18/4 chega a vez do Brasil celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil e de os brasileiros reconhecerem que é na infância que se estabelece uma boa relação com os livros e a leitura.

O Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no interior de São Paulo. A maior parte de suas obras é dedicada às crianças e nos deixaram personagens célebres, como Emília, dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, etc. A maioria de suas histórias se passa no Sítio do Picapau Amarelo, entre elas, Reinações de Narizinho e As caçadas de Pedrinho. Lobato é considerado o precursor da literatura infantil.

No dia 18 de abril, o Brasil também celebra o dia de duas categorias profissionais relacionadas com a literatura: o Autor e o Editor. O próprio Monteiro Lobato, em determinada fase de sua carreira, também atuou como editor e dono da Companhia Editora Nacional com o propósito de dar espaço para novos talentos literários e à sua vocação para tratar de grandes temas políticos e econômicos.

Exposição

Mais de 40 obras do escritor Monteiro Lobato, incluindo livros em braile e áudio livro, vão ficar expostos na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória, durante o mês de abril. Entre os destaques, está um livro de 1923, “Mundo da lua”, e uma coleção completa de 1947. Também fazem parte da exposição alguns livros didáticos, como “Emília no país da gramática” e “Geografia da Dona Benta”. A exposição fica aberta de 8 às 18 horas, na  Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá, e a entrada é gratuita.

Segundo a diretora da Biblioteca Pública do Espírito Santo, Rita de Cássia Maia, Monteiro Lobato foi o autor que mais encantou o público infanto-juvenil no Brasil e conseguiu inserir suas obras entre os clássicos mundiais. “O escritor conseguiu criar um mundo lúdico e fantástico, repleto de histórias cheias de imaginação e de fabulosos personagens que encantam crianças e adultos há várias gerações”, declara a diretora. Ainda segundo a diretora, a programação de abril do espaço cultural tem como meta levar ao conhecimento do grande público a vida, a obra e a importância cultural e política que Monteiro Lobato tem na história do Brasil.