Top 9 do Brasil para o mundo

28/4/2015 – 13:01h

Miguilim, uma das mais conceituadas editoras mineiras, tem um de seus livros selecionado para a Bienal de Ilustrações de Bratislava (BIB), através do trabalho do ilustrador Maurizio Manzo para “Isca de Pássaro é Peixe na Gaiola”, de autoria de Antônio Barreto, lançado em 2013.


Maurizio Manzo (na foto, ele participa de apresentação na Editora Miguilim) é um dos nove artistas selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para a prestigiada exposição internacional de ilustradores de livros infantis, que será realizada de 4 de setembro a 25 de outubro, em Bratislava, capital e principal cidade da Eslováquia, na Europa Central. Esta bienal é organizada pelo Ministério da Cultura da Eslováquia juntamente com o Simpósio Internacional dos Especialistas da Arte do Livro e oficinas para ilustradores jovens ou iniciantes, o Workshop UNESCO.

“Isca de Pássaro é Peixe na Gaiola” e mais oito livros, agora, concorrerâo com ilustrações de várias partes do mundo e juntamente com os demais aguardarão por outra avaliação, desta vez, do júri internacional da BIB 2015, que decidirá qual ilustrador vai receber o Grande Prêmio ou as cinco Maçãs de Ouro ou as cinco Placas de Ouro ou as Menções Honrosas. Além da exposição de originais e da premiação das melhores artes, a BIB prepara um catálogo bilíngüe com a reprodução das ilustrações selecionadas para a exposição, fotografias e dados biográficos dos ilustradores.

Fica a nossa torcida pelos brasileiros selecionados, em especial, o belo trabalho de Maurizio Manzo e pelo reconhecimento da expertise da Editora Miguilim.

Os selecionados

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, entidade responsável pelo recebimento e seleção dos trabalhos dos artistas brasileiros para a BIB, informa que a cada dois anos, a bienal contempla novos estímulos, abordagens, estilos e técnicas da criação de ilustrações. Com duração de dois meses, o trabalho e as exposições da bienal ultrapassa os limites da Casa da Arte, espaço oficial da BIB. São exibidas obras de artistas, premiados e consagrados, em exposições individuais, distribuídas em diferentes institutos estrangeiros na Bratislava.

Em cooperação com a UNESCO e o International Board on Books for Young People (IBBY), órgão representado no Brasil pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), a BIB promove a divulgação da ilustração como uma linguagem própria no livro para crianças. Na decisão do júri da BIB reside um forte sinal das tendências e rumos das ilustrações de livros para crianças no mundo. Importantes atividades de caráter internacional ocorrem durante a BIB, como a Seção do Comitê Executivo do IBBY; a Bienal de Animação da Bratislava (BAB); o Prix Danube, exposição competitiva de obras animadas da televisão para as crianças; Seminário UNESCO da BIB e Workshop de A. Brunovsky.

A parceria da FNLIJ com a BIB favorece a presença dos ilustradores brasileiros na bienal e mostra o prestígio da ilustração de livros brasileiros no exterior. Este ano, a entidade recebeu livros de 50 ilustradores e selecionou nove:

Ilustrador: Maurizio Manzo

Titulo: Isca de pássaro é peixe na gaiola – Antonio Barreto

Editora: Miguilim – Ano: 2013

*****

Ilustrador: Roberto Stickel

Titulo: O Astronauta do Mar – Alexandre Azevedo

Editora: Dash – Ano: 2014

*****

Ilustrador: Victor Tavares

Titulo: Uma ilha a mil milhas daqui – Jonas Ribeiro

Editora: Editora do Brasil – Ano: 2014

*****

Ilustrador: William Côgo

Titulo: Bichos de lá e cá – Lia Neiva

Editora: Nova Fronteira – Ano: 2014

*****

Ilustrador: Rogério Borges

Titulo: As cores da escravidão – Ieda Oliveira

Editora: FTD – Ano: 2013

*****

Ilustrador: Laurent Cardon

Titulo: Histórias Africanas – Ana Maria Machado

Editora: FTD – Ano: 2014

*****

Ilustrador: Alexandre Keto

Titulo: Num tronco de Iroko vi a Iúna cantar – Erika Balbino

Editora: Peirópolis – Ano: 2014

*****

Ilustradora: Patrícia Auerbach

Titulo: O Lenço – Patrícia Auerbach

Editora: Brinque-Book – Ano: 2014

*****

Ilustrador: Marcelo Pimentel

Titulo: Estórias Jabuti – Marion Villas Boas

Editora: Rovelle – Ano: 2013