Escrever em parceria com Ziraldo

21/5/2015 – 19:41h

Na capital paulista, no Centro de Convenções São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, está acontecendo até o dia 23/5, a Bett Brasil Educar, feira e congresso sobre educação, considerado o maior evento de educadores da América Latina. Muita novidade por lá.

A Positivo Informática Tecnologia Educacional levou para o seu estande um dos mais bem sucedidos projetos educacionais, a Oficina do Texto. Os visitantes da feira vão participar de um Chá com História e aproveitar uma oportunidade única: escrever um  livro em coautoria com Ziraldo, exatamente como alunos fazem em suas escolas ao participarem da Oficina do Texto.

Também como nas escolas, será tudo muito simples e interativo: a partir de desenhos criados por Ziraldo, o visitante irá criar os textos da história em tablets e notebooks que estarão à disposição no estande _ diga-se de passagem, a Positivo é fabricante de computadores. Depois, esse livro – “O Menino do Sol” será impresso em cores e enviado para a casa do autor, com seu nome e o de Ziraldo na capa, como já foi feito com mais de um milhão de alunos conectados ao Educacional, que escreveram livros em parceria com o cartunista e outros autores consagrados.

Parceiro da Oficina do Texto desde 2000, quando o projeto foi criado, Ziraldo participará do Chá com História na sexta-feira, dia 22 de maio, das 14h às 16h. Assim, quem estiver em São Paulo ou viajando pra lá, vai poder participar deste projeto, tomar um chá e ficar frente a frente com o cartunista e escritor tão amado pelos brasileiros.

*****

Prosa pedagógica

Ainda em São Paulo, na Faculdade Messiânica, em Vila Mariana (Rua Morgado de Mateus, 77), no dia 23 de maio, será realizado o Encontro de Educadores – Arte e Educação na formação integral do ser”, destinado aos profissionais de educação, psicologia e público em geral. A atividade ocorrerá das 9h às 13 horas, com palestras via presencial, e com transmissão online.

“Provocações e mediações na formação do ser” será a palestra proferida pela professora Eleni Bambini Gorgueira. Serão abordadas as quatro forças da psicologia: behaviorista, psicanalítica, humanista e transpessoal, estabelecendo-se uma ponte para o ser integral. Ela também falará sobre a arte como linguagem e ferramenta na educação. E sobre os cursos de pedagogia, suas implicações e o papel do professor como mediador na aprendizagem dos conteúdos formais e da vida.

Às 11 horas, terá início a prosa pedagógica com enfoque para “Um olhar sensível às narrativas na formação de professores”. O assunto será transcorrido pelas professoras doutoras Vera Achatikin e Rita Laura Cavalcanti, que discutirão o atual sistema educacional, a finalidade da educação, a formação do profissional educador e as questões perceptivas e subjetivas dos alunos.  Mais informações www.faculdademessianica.edu.com ou (11) 5087-5134.