Três temas curiosos

5/5/2015 – 10:51h

Histórias infantis abordam de forma divertida sobre as árvores frutíferas, a relação entre gansos e a vida dos insetos.

1-      “Juca pé de fruta”

De onde vêm a manga, a jabuticaba e o mamão? Para que serve o limão? Aprenda com o Juca, o menino que se diverte comendo fruta no pé e que conhece as cores, as formas e até finalidade de cada uma, como a melancia, que se transforma em um capacete, ou o limão, um fiel aliado no treinamento de caretas. Diversão saborosa em cada página.

Essa é uma experiência muito distinta da que teve o Joca, o menino que inspirou Léo Tafuri a escrever “Juca Pé de Fruta”, Editora Alaúde. Simpático e alto-astral, morador de uma cidadezinha do interior mineiro, o moleque vive muitas aventuras e conta muitas piadas entre as árvores frutíferas dos sítios da família. Léo achou que ele tinha algo a ensinar à molecada da cidade.

“Fiquei imaginando que para cada árvore de fruta ele teria um causo divertido. E que, por se alimentar diariamente das frutas, ele e qualquer criança seriam naturalmente mais criativas, curiosas, espontâneas e divertidas. Inconscientemente, eu também estava dando voz ao meu ser vegetariano, que preza e muito a alimentação saudável.”

No livro, Juca prova muitos sabores e ainda matuta sobre a utilidade extra de cada fruta, como a melancia, que se transforma em um eficiente capacete, ou o limão, fiel aliado no treinamento de caretas. As ilustrações de Natalie Catlett completam o texto saboroso, que, além de divertir as crianças, pode ajudar pais e educadores a mostrar a elas um mundo de cores, formas e sabores.

O livro custa R$ 25,00 e quem se interessar pode adquiri-lo no site www.alaude.com.br

2 – “A Gansa solitária”

A escritora Lucinha Lima conta a história de uma gansa, que sempre foi repudiada pela ‘gansarada’ simplesmente porque nasceu com uma cor diferente.

A gansa nasceu lilás, e por esse motivo vivia solitária e muito triste; o bando não a aceitava, sentiam-se mal ao ver uma gansa ‘diferente’ e resolveram expulsá-la do bando, sem nenhuma piedade.

Contato através do e-mail lucinhalimaescritora@yahoo.com.br

3- “Você sabe tudo sobre insetos”?

Por que as vespas picam? Por que os vaga-lumes brilham à noite? Por que as joaninhas têm pintas? Por que os mosquitos sugam sangue? Essas e outras perguntas são respondidas conforme a curiosidade do leitor que, antes de se deparar com as respostas corretas, conhecerá algumas hipóteses formuladas por piolhos-de-livros que passeiam pelas páginas enquanto tentam descobrir se são insetos ou não. Em meio a essa jornada divertida, o leitor acaba aprendendo sobre variadas espécies de insetos bem retratados nos traços de cada ilustração.

Com ilustrações coloridas e delineadas, Lila Prap proporciona uma leitura leve e divertida nesse novo livro lançado pela Editora Biruta. Preço: R$ 34,00. Compre em http://www.editorabiruta.com.br/livro/voce-sabe-tudo-sobre-insetos/