Como divulgar livros na imprensa

14/6/2015 – 22:41h

Estão abertas as inscrições para o curso “Como divulgar seu livro no jornal: curso de assessoria de imprensa para escritores”. A atividade acontece de 6 a 27 de julho, sempre às segundas-feiras, das 18h30min às 20h30min, no Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691, Menino Deus, Porto Alegre/RS). O investimento é de R$ 180,00 ou duas parcelas de R$ 95,00 para os primeiros dez inscritos das vinte vagas disponíveis. As inscrições devem ser feitas pelo site www.metamorfosecursos.com.br.


Direcionado para escritores independentes e pequenos editores, o curso visa a instrumentalização para a profissionalização de uma importante etapa da cadeia produtiva do livro: a divulgação na imprensa. Entre os assuntos abordados, estão a produção de materiais de divulgação de livros e escritores para a imprensa (jornal, revista, rádio, TV, blogs e sites); o que é assessoria de imprensa e como ela trabalha com o mercado de livros; etapas da divulgação; como nutrir relacionamento com os veículos e jornalistas; as técnicas e os recursos necessários para agregar valor ao nome do autor e ao de sua obra; as estratégias de comunicação mais eficientes para a imprensa especializada e muito mais. O curso será ministrado por Vitor Diel, assessor de imprensa dedicado ao mercado literário e editor da fanpage Literatura RS (facebook.com/literaturars) — que assume a produção do curso em parceria com a Metamorfose Cursos. Este é o segundo evento a levar a marca Literatura RS para fora da rede social. Em abril, um debate na Palavraria Livros & Cafés, em Porto Alegre, reuniu o editor Vitor Diel, a escritora Gabriela Silva e o jornalista Carlos André Moreira em torno de assuntos relacionados à literatura contemporânea do Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Lançada em dezembro de 2014, a fanpage Literatura RS publica conteúdo próprio e compartilha links e informações sobre a literatura gaúcha e o mercado editorial do Rio Grande do Sul. Na pauta da página, estão lançamentos de autores e editoras gaúchas; entrevistas exclusivas com escritores, editores, ilustradores e quadrinistas; calendário de feiras, eventos e oficinas espalhadas pelo Estado, e a divulgação de autores em literatura de ficção, quadrinhos, literatura infantil, pesquisas acadêmicas, poesia, crônica, livros-reportagem e outros gêneros. Autores gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul ainda não publicados também têm espaço, possibilitando a divulgação de novos talentos e sua aproximação com leitores e editores.

Metamorfose Cursos

A Metamorfose Cursos é uma agência de produção, organização e divulgação de cursos presenciais e online, com sede em Porto Alegre/RS. Seu objetivo é promover o desenvolvimento pessoal e profissional através de palestras, oficinas, cursos e grupos nas áreas de criação, cultura, empreendedorismo, comunicação e qualidade de vida. Para os cursos presenciais, foi desenvolvido o Espaço Metamorfose, localizado no Bairro Menino Deus (Av. Getúlio Vargas, 1691), que conta com um ambiente de aprendizado adequado para cursos livres com até 20 pessoas, oficinas, workshops ou grupos de estudo. Para os cursos online, a Metamorfose funciona em parceria com a wwcursos, que desde 2012 promove cursos de escrita a distância com um material interativo exclusivo e de reconhecida qualidade, atendendo a alunos de todo o país.

O professor

Vitor Diel é jornalista, nascido em Porto Alegre, em 1982. Assessor de imprensa dedicado ao mercado editorial, autor da coletânea de crônicas “Granada” (Armazém de Livros, 2008) e co-editor de “Pé de Sapato: histórias de muitas histórias” (Armazém de Livros, 2007). Participa da coletânea de contos “101 que contam” (Nova Prova, 2004) e já teve artigos publicados em jornais e revistas como Zero Hora e Revista Simples. Cursa Especialização em Literatura Brasileira na UFRGS e edita a fanpage Literatura RS (facebook.com/literaturars).