Hora de ir às compras

23/6/2015 – 22:48h

Estamos sempre comentando sobre a importância dos pais lerem para a criança, desde bebê, e cuidarem da sua formação como leitor. Comentamos também sobre a importância da escola e dos professores incentivarem a leitura, darem exemplos e se atualizarem quanto aos lançamentos dirigidos à literatura infantil e juvenil. Mas para tudo isso acontecer é preciso comprar livros. Pesquisar e adquirir títulos novos, deixar a criança escolher quais livros ela deseja ler e investir neste interesse do pequeno leitor.

Uma boa oportunidade para as compras de livros são os eventos literários, que reúnem lançamentos de diferentes editoras. O consumidor ainda tem a oportunidade da convivência com autores e ilustradores, de conseguir que os livros sejam autografados, além dos preços promocionais. Durantes os eventos literários também são contadas as histórias de muitos livros novos ou já consagrados pelo público, de modo que a criança e seus acompanhantes podem interagir com a magia da literatura infantil.

A hora de sair às compras é agora com a realização do 1° Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, o FLI BH, que começa quinta-feira, dia 25/6, e segue até o domingo, dia 28/6, no Parque Municipal. A programação do Festival é extensa e atinge a todo o tipo de público, além das crianças. Você pode conhecer no link http://www.flibh.com.br/programacao/ Mas este Festival oferece ainda dois motivos especiais para a compra de livros.

O primeiro deles é o seguinte: na programação oficial do FLI BH, dias 27 e 28/6, à tarde, os visitante s vão contar com uma promoção especial da Editora Miguilim, que está preparando uma sessão de autógrafos com os autores e ilustradores de muitos dos seus livros infantis. Alexandre Machado está cuidando para que eles possam conhecer e conversar com um grupo de autores consagrados, outros iniciantes, mas todos eles sob a batuta deste editor criterioso e que vem trabalhando incessantemente para colocar obras da melhor qualidade no mercado.

Outro motivo é que o FLI BH conta com um evento paralelo, a Primavera da Libre, uma feira literária, que promove debates e expõe a produção das editoras associadas à Liga Brasileira de Editoras. A Libre, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e com a Associação de Amigos do Centro de Cultura de Belo Horizonte, vai realizar na capital mineira a primeira edição local da Primavera da Libre, tradicional evento que acontece há mais de uma década no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O time da Miguilim

Em Belo Horizonte, quando se fala em literatura infantil é comum associar o assunto com o nome da Editora Miguilim. Afinal, são mais de 30 anos de história, que a tornou referência. Esta dedicação à literatura infantil e juvenil, a editora carrega desde sua criação em 1980. A Miguilim foi pioneira na publicação literária no Brasil. Em 2010 passou para o comando de outro grupo editorial e Alexandre Machado assumiu a função de editor. Com ele, lançamentos e reedições têm ganhado projetos gráficos artísticos, originais e muito bem cuidados, valorizando trabalhos de novos autores, ilustradores e a diversidade de temas.

Para quem vai visitar o 1° Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, o blog divulga a relação de autores e ilustradores que vão participar da Sessão de Autógrafos da Editora Miguilim. Quem quiser conhecer mais a respeito deles e dos seus livros, vale também clicar no site www.editoramiguilim.com.br

Dia 27/6 – Sábado – 14 horas

Soraia Vasconcelos

Gustavo Gaivota

Eduardo Damasceno

Luis Felipe Garrocho

Eliana Sant’Anna

Lêda Couto

Dia 28/6 – Domingo – 14 horas

Maurizio Manzo

Antônio Barreto

Mônica de Aquino

Angela Leite

Nelson Tunes

Rosa Maria Miguel Fontes

Ana Gabriela Souza Lemos

Fabiana Beghini Avelar

Frederico Beghini

Vera Chaves Pinheiro