Turma da Mônica na terra dos mangás

18/6/2015 – 16:56h

Mauricio de Sousa lança produtos da Turma da Mõnica  no Japão e quer levar HQs dos personagens à terra dos mangás. Como parte da estratégia de internacionalização da marca, o cartunista também inaugurou exposição na Coreia do Sul.

No Japão, o desenhista Mauricio de Sousa participou pelo segundo ano consecutivo da Brazil Fair, que este ano ganhou o nome de Brasil Fantástico

A Turma da Mônica, família de personagens mais querida dos brasileiros, se prepara para conquistar outros territórios. Como parte da estratégia de internacionalização de suas propriedades, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) está dando a volta ao mundo, passando por Japão, Coreia e EUA.
O desenhista esteve no Japão e participou pelo segundo ano consecutivo da Brazil Fair, que este ano ganhou o nome de “Brasil Fantástico!”. O evento reúne moda, animação e culinária e tem patrocínio da Isetan Mitsukoshi, maior grupo de lojas de departamentos no Japão, e da Apex Brasil. Na ocasião, Mauricio de Sousa lançou, pela primeira vez em território japonês, produtos licenciados da Turma da Mônica. Ele também participou de reuniões para levar as histórias da Turminha à terra dos mangás.
O grande sucesso no Brasil da edição dupla onde a Turma da Mônica Jovem contracena com os personagens de Osamu Tezuka foi traduzido para o japonês para apresentação na área editorial em futura publicação no país. Osamu Tezuka, já falecido, é considerado pelos japoneses como o “Deus do mangá” por ser o criador da linguagem de quadrinhos japoneses que invadiu o mundo através dos animês e mangás. Na publicação, Mônica e seus amigos lutam pela preservação da floresta amazônica junto com os personagens Kimba – o Leão Branco, A Princesa e o Cavaleiro e Astro Boy do autor japonês.

‘Pai do mangá’, Osamu Tezuka e Mauricio de Sousa da Turma da Mônica

O desenhista participou por mais de duas horas, de uma sessão de autógrafos no Edifício Principal da Isetan, mostrando a popularidade de suas criações no país. Crianças entre 5 a 12 anos participaram de Workshop com Mauricio de Sousa também na sede principal da loja de departamentos. Os encontros aconteceram em dois horários, com capacidade de 10 pessoas por turma. Além disso, houve a exibição de episódios dos desenhos da Turma da Mônica e Monica Toy, versão toy art dos personagens da Turminha.

A MSP também estará presente na Licensing Expo 2015, que aconteceu no Mandalay Bay Convention Center, Las Vegas, Estados Unidos, de 9 a 11 de junho. A empresa contou com um estande no evento, com objetivo de dar prosseguimento à internacionalização de suas propriedades. O estande este ano foi desenvolvido para mostrar os diferentes segmentos em que a empresa atua, muito além dos gibis: editorial, animação, licenciamento e apps & games.A companhia divulgará as marcas da Turma da Mônica, com destaque para Turma da Mônica Clássica, Turma do Neymar JR, além da revista da Turma da Monica Jovem. Entre as novidades está Mônica Toy, o mais novo lançamento da empresa, que aposta nos traços 2D, no estilo toy art, e em animações sem diálogos e bem-humoradas, para cativar os mais diversos públicos.

Mauricio de Sousa durante a Licensing Expo 2015, em Las Vegas, mostrando animações, licenciamento, apps & games

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil com mais de 50 anos de história e responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Tuma da Mônica. Na área editorial, a empresa possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e alcançou o número de 300 títulos até hoje, com mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais 1 bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens.